Inteligência artificial é mais persuasiva que humanos em debate, diz estudo

Quando alimentado com informações sobre seus oponentes, chatbot adaptou seus argumentos, destaca a Folha

Especialistas na área de tecnologia há muito alertam sobre o papel que a inteligência artificial pode desempenhar na disseminação de desinformação e no aprofundamento de divisões ideológicas. Agora, pesquisadores têm provas de quanto a IA pode influenciar opiniões.

Quando alimentados com informações demográficas mínimas sobre seus oponentes, chatbots de IA —os LLMs, sigla em inglês para grandes modelos de linguagem — foram capazes de adaptar seus argumentos e serem mais persuasivos que humanos em debates online em 64% das vezes, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira, dia 19, na revista Nature Human Behavior.

Mesmo os LLMs sem acesso às informações demográficas de seus oponentes eram mais persuasivos que humanos, segundo o coautor do estudo Riccardo Gallotti. Ele acrescentou que humanos com informações pessoais de seus oponentes foram, na verdade, ligeiramente menos persuasivos do que humanos sem esse conhecimento.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo