Site norte-americano é integrado ao SciELO e a outros repositórios internacionais
Patrício Câmara Araújo, pesquisador do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), recebeu no mês passado o parecer de um especialista avaliando um trabalho de sua autoria que mapeou os temas mais abordados nos estudos sobre formação de professores no país – ele havia divulgado o manuscrito em 2024 no repositório SciELO Preprints, plataforma brasileira que reúne estudos ainda não revisados por especialistas, os chamados preprints. A apreciação, além de destacar aspectos positivos do texto acadêmico, sinalizou pontos que poderiam ser aperfeiçoados e mais bem explicados.
“Uma das observações do parecerista é a de que adotei uma definição de revisão bibliométrica, área do conhecimento que analisa a produção científica por meio de métodos estatísticos e matemáticos, que precisa ser mais bem conceituada”, diz Araújo, que é docente de filosofia e metodologia da investigação científica no IFMA. “Apesar de ter publicações em vários periódicos, estou começando a pesquisa na área de bibliometria e, por isso, procurei primeiro publicar o trabalho como preprint”, explica.
Quando transferiu o texto para o repositório, ele selecionou uma opção autorizando o compartilhamento em uma plataforma norte-americana de revisão aberta, a PREreview, que tem uma parceria com a SciELO desde 2022. Foi por meio dela que o físico Daniel Fontes, que faz doutorado pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP), encontrou o artigo de Araújo e, de forma voluntária, produziu o parecer com as recomendações. Fontes soube da existência da PREreview quando fez uma disciplina sobre publicação científica, que abordou o processo de revisão por pares aberta. Um dos objetivos da plataforma é de que jovens pesquisadores tomem contato com a avaliação por pares.
“Achei a proposta interessante e pensei que seria bacana contribuir”, observa o físico, que estuda redes de colaboração científica da comunidade de pesquisa em educação em ciências no Brasil. Para chegar ao artigo de Araújo, Fontes filtrou os manuscritos publicados na plataforma em português na área de ciências sociais e buscou o que havia de mais recente em educação. Para realizar pareceres ou solicitá-los, é preciso que autores ou revisores façam um login com o seu cadastro no sistema Orcid, formado por uma sequência de números que identificam o pesquisador. “Costumo fazer pareceres para periódicos nacionais e internacionais e neles há uma dimensão de julgamento. O objetivo, além de avaliar o manuscrito e eventualmente recomendar correções, é ajudar a editoria a decidir sobre o aceite ou a recusa do manuscrito. Mas, ao avaliar um preprint, essa condição não existe e o objetivo é apenas colaborar”, conta Fontes, que também pretende submeter um manuscrito de sua autoria para avaliação na plataforma.
Por enquanto, o serviço ainda é pouco conhecido. Segundo dados do PREreview, desde a sua criação, em 2017, até meados de abril, a plataforma tinha 3.307 autores e revisores cadastrados e havia recebido 795 solicitações de revisão de preprints, sendo que 64 tinham obtido alguma avaliação (8,1%) – dessas solicitações, 526 vieram via SciELO Preprints. O Brasil é o terceiro país com mais visitas ao site, atrás dos pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Leia na íntegra: Revista Fapesp
