Resposta da Diretoria da Apufsc ao artigo do professor Nestor Roqueiro

*Por Diretoria da Apufsc-Sindical

A despeito dos equívocos e insinuações feitas no artigo, agradecemos as preocupações do professor Roqueiro com a valorização salarial que nós docentes precisamos ter por parte do governo federal e o papel que o(s) sindicato(s) deve(m) ter, sempre, nesse e outros temas. Nosso convite é à colaboração da categoria com seu sindicato

As lutas salariais por parte do(s) sindicato(s) são permanentes e envolvem diversos fatores, como a correlação de forças na sociedade (Congresso, incluso), o grau de participação dos filiados/as nas atividades e a política remuneratória do governo de plantão. Nossas instâncias sindicais, CR e AG(E), além da Diretoria, são os espaços de discussão sobre esse e outros assuntos. A marca de nossa atuação sindical é fundada na capacidade de avaliação política, na escuta das vozes (pluralidade) e não no voluntarismo político. Não é demais lembrar que todos os atos sindicais de nossa categoria têm consequências junto aos estudantes e na vida universitária.

Todos os assuntos e resultados das mesas nacionais de negociação com o governo federal são divulgados nas páginas da Apufsc e do Proifes. As negociações, que envolvem várias entidades sindicais nacionais (8 do Fonacate, 12 Fonasefe e 4 Centrais Sindicas) e alguns ministérios, são com temas complexos, alguns com impactos financeiros e outros não. Na última, dia 22 de outubro, tratou-se da regulamentação do Artigo 151 da OIT (atuação sindical), mas na mesa o governo informou sobre aumento dos benefícios: auxílio creche, alimentação, saúde e transporte. Quando às questões salariais, elas serão tratadas em 2027, conforme o último acordo entre TODAS as entidades do serviço público federal e o governo federal, em 2024.

Lamentamos os ataques pessoais feito ao nosso Presidente por participar de diversos fóruns. O que não lhe falta é dedicação ao sindicado e em temas de interesse público.

Com relação às participações do nosso Presidente nos diversos fóruns, no que tange ao Fórum InterConselhos, que foi criado em 2011 e regulado por Lei, o mesmo é composto por mais de 60 Conselhos e colegiados nacionais. Esse Fórum é uma instância intersetorial como forma de democratização do Estado brasileiro, permitindo a participação da sociedade na avaliação, acompanhamento, aconselhamento e formulação de políticas públicas. Ele é composto por conselhos e entidades nacionais, a exemplo de: indígenas, mulheres, juventude, negros, ciência e tecnologia, pessoas com deficiência, meio ambiente, saúde, setor elétrico. Portanto, os Conselhos não são órgãos de governo, mas de Estado. Como exemplo, é como o nosso Conselho Universitário, que não é da Reitoria ou de sua gestão, mas da universidade, com a participação da sociedade. 

A participação na COP30 é do representante do Fórum Nacional de Educação (FNE) – que é também presidente da Apufsc, e foi indicação de inúmeros conselhos, entidades e movimentos sociais que compõem o Fórum InterConselhos, onde o FNE é considerado um conselho e tem direito a seis representantes. O que a Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República fez foi apenas aplicar critérios previamente definidos pelo Fórum InterConselhos para selecionar as 17 indicação vindas de uma reunião pública.

A participação do Presidente da Apufsc no FNE deriva da indicação do Proifes-Federação, ao qual somos filiados. O FNE é composto por 54 entidades, movimentos e instituições. Essa participação tem contribuído especialmente como voz dos profissionais do magistério superior e da básica (EBTT) ligadas às universidades e institutos federais. Contribuir com a defesa e a construção de políticas públicas de educação, ciência, cultura, entre outras, é um diferencial que marca a Apufsc e o Proifes, que praticam um tipo de sindicalismo que vai muito além da defesa da carreira, salário e condições de trabalho. 

Nosso presidente tem contribuído, especialmente, com formulações sobre os compromissos da educação com a sustentabilidade socioambiental sustentável. Se o leitor tiver o cuidado em examinar, tais contribuições aparecem no documento final da CONAE/2024 e mais recentemente na formulação do Objetivo 8 (educação ambiental) incorporado no parecer do relator do Plano Nacional de Educação, que tramita na Câmara de Deputados. Por isso seu nome, sempre referendado nos colegiado em que participa, é indicado para participar em audiências públicas, eventos e espaços de participação social envolvendo políticas públicas. Nosso presidente, como indicação do FNE, participa ainda do Conselho de Participação Social da PR, do Comitê Interministerial para Mudanças do Clima (CPS-CIM) e do Comitê Assessor da Política Nacional de Educação Ambiental.

A colaboração de nosso presidente é com o Estado brasileiro, independente do governo de ocasião. Esse envolvimento político tem espírito público e é feito de modo gratuito, onde são custeadas apenas as despesas de alimentação, hospedagem e, eventualmente, de deslocamento, via-de-regra pelo governo federal. Acrescenta-se, ainda, que nós diretores e diretores, como também nosso Presidente, não temos liberação de carga-horária para atuação sindical.

Renovamos nossos compromissos em bem conduzir a Apufsc-Sindical e escutar todas as vozes, ainda que discordantes.

Referências

BRASIL. Decreto no 11.406, de 31 de janeiro de 2023a. Institui o Conselho de Participação Social da Presidência da República. Diário Oficial da União. Brasília, n. 22-A, seção 1 – Extra A, p.1, 31 jan. 2023.

BRASIL. Portaria no 14, 19/04/2023. Brasília: Secretaria-Geral da Presidência da República, 25 abr. 2023d. v. 78, Seção 2, p. 1-3.

BRASIL. Portaria no 183, 12/07/2024. Institui o Fórum Interconselhos como instância colegiada intersetorial de participação social, no âmbito da administração direta do Governo Federal. Diário Oficial da União. Brasília, n. 134, Seção 1, p. 2, 15 jul. 2024a.

BRASIL. Portaria SG/PR No 190, 16/12/2024. Aprova o Regimento Interno do Conselho de Participação Social da Presidência da República. Diário Oficial da União. Brasília, n. 242, Seção 1, p. 7-8, 17 dez. 2024b. 

Documento Final da CONAE 2024 – https://www.gov.br/participamaisbrasil/documento-final-da-conae-2024

Fórum Nacional de Educação (FNE): https://www.gov.br/participamaisbrasil/fne

*Diretoria da Apufsc-Sindical