Na lista geral, a UFSC aparece em sétimo lugar entre as melhores instituições de ensino superior
O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparece em primeiro lugar na área de Comunicação do Ranking Universitário da Folha (RUF) 2025. A lista, divulgada no domingo, dia 9, coloca ainda a UFSC em sétimo lugar entre as instituições de ensino superior com melhor qualificação.
Realizado pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012, o ranking utiliza dados nacionais e internacionais, além de duas pesquisas de opinião do Datafolha, para avaliar 204 universidades públicas e privadas do Brasil em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.
Além da área de Comunicação, destacaram-se na UFSC o curso de Engenharia de Controle e Automação, em segundo lugar, e a área de Engenharia Mecânica, em terceiro. Ao todo, 28 áreas de graduação ficaram entre as dez melhores do país. Cada área avaliada engloba diversos cursos correlacionados e, no caso da UFSC, algumas delas representam apenas uma graduação.
Confira a lista de áreas avaliadas na UFSC:
- Comunicação – 1º
- Engenharia de Controle e Automação – 2°
- Engenharia Mecânica – 3°
- Ciências Contábeis – 4°
- Engenharia de Produção – 4°
- Engenharia Elétrica – 5°
- Engenharia Química – 5°
- Administração – 6°
- Educação Física – 6°
- Engenharia Sanitária e Ambiental – 6°
- Engenharia Civil – 6°
- Geografia – 6°
- Letras – 6°
- Nutrição – 6°
- Computação – 7°
- Direito – 7°
- Farmácia – 7°
- Filosofia – 7°
- Economia – 8°
- Fisioterapia – 8°
- Odontologia – 8°
- Arquitetura e Urbanismo – 9°
- Matemática – 9°
- Química – 9°
- Ciências Sociais – 10°
- Design – 10°
- Enfermagem – 10°
- Física – 10°
- Medicina – 11°
- Ciências Biológicas – 12°
- História – 12°
- Psicologia – 12°
- Pedagogia – 13°
- Serviço Social – 14°
- Relações Internacionais – 16°
- Medicina Veterinária – 23°
- Agronomia – 34°
A lista de cursos avaliados, dentro de cada área, está disponível aqui
Avaliação geral
A Universidade de São Paulo (USP) alcançou a posição de melhor instituição de ensino superior, de acordo com o Ranking da Folha. Na sequência estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Menos de cinco pontos separam a primeira colocada da UFSC, que ocupa o sétimo lugar.
Entre os cinco aspectos analisados para a atribuição das notas, o de maior peso (42%) é a pesquisa, no qual a UFSC ficou em sétimo lugar. Nesse item, nove componentes são avaliados: total de publicações e citações, publicações e citações por docente, publicações em revistas nacionais, recursos recebidos por instituição, bolsistas do CNPq e teses.
O segundo fator de maior importância (32%) é o ensino. Nesse aspecto, que considera a opinião de docentes do ensino superior, o percentual de professores com doutorado e mestrado, a proporção de docentes em dedicação integral e parcial e a nota no Enade, a UFSC conquistou sua melhor avaliação, ficando em quinto lugar.
O tópico Mercado, que considera a opinião de empregadores sobre preferências de contratação, representa 18% da nota final das universidades. Essa foi a pior colocação da UFSC no Ranking, no qual ficou em 24º lugar.
Inovação e Internacionalização influenciam 4% cada na posição final. A primeira considera a proporção de docentes estrangeiros e o percentual de publicações em parceria com pesquisadores de outros países; nesse aspecto. Já a segunda, analisa o número de patentes da universidade e a quantidade de estudos realizados em parceria com o setor produtivo. A UFSC ficou em 12º e 9º lugar, respectivamente.
Imprensa Apufsc
