Luiz Carlos Cancellier recebe Ordem Nacional do Mérito Educativo do MEC

Mikhail Cancellier recebeu a honraria em nome do pai

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, condecoraram o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, com a Ordem Nacional do Mérito Educativo no grau de Comendador pelos serviços prestados à educação brasileira. Mikhail Cancellier, filho do ex-reitor, recebeu a honraria em nome de Cancellier, em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, dia 14, em Brasília.

Luiz Carlos Cancellier de Olivo nasceu em Tubarão (SC). Formou-se em Direito na UFSC, onde também realizou mestrado e doutorado. Atuou como professor, jurista e jornalista. Foi reitor da universidade entre maio de 2016 e setembro de 2017. Cancellier faleceu no dia 2 de outubro de 2017, após ser preso pela operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal.

Mikhail Cancelier, filho de Luiz Carlos Cancellier (Foto: Reprodução)

O evento integrou as comemorações pelos 95 anos do Ministério da Educação (MEC) e homenageou 262 personalidades que se destacaram em ações voltadas à melhoria e ao desenvolvimento do ensino e da educação.

Os homenageados foram reconhecidos em cinco diferentes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As nomeações foram publicadas em decreto do presidente, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A atual edição refere-se aos anos de 2024 e 2025.

Lula assina dois projetos de educação

Lula aproveitou a cerimônia para assinar dois Projetos de Lei (PL) da área da educação que serão enviados ao Congresso Nacional. O primeiro altera a Lei Orçamentária Anual (LOA), autorizando a criação de 8.600 cargos de Magistério Superior e Técnico-Administrativo em Educação (TAE). Já o segundo cria o plano especial de cargos do Ministério da Educação (MEC).

Imprensa Apufsc