Filiados e filiadas aprovam uso de parte do fundo de reserva para construção da nova sede da Apufsc

Decisão foi aprovada por 86,8% dos participantes

Foi aprovado, por ampla maioria dos filiados e filiadas da Apufsc-Sindical, em votação eletrônica, “o uso de parte do fundo de reserva, até o limite de 50%, para edificação da nova sede do sindicato na área denominada Flor do Campus”. Dos 372 votos, 86,8% (323) foram favoráveis (323), 12,4% (46) foram contrários e 0,8% (3) em branco. A votação iniciou às 10h de terça-feira, dia 18, e encerrou às 10h desta sexta-feira, dia 21.

Conforme prevê o Estatuto do sindicato, o fundo de reserva pode ser utilizado em momentos oportunos, por decisão de Assembleia Geral Extraordinária (AGE). A Diretoria da Apufsc realizou a AGE sobre o assunto na última segunda-feira, dia 17. Na ocasião, os participantes aprovaram a cédula de votação referente ao uso do fundo de reserva. Como não houve o quórum mínimo de 5% dos 2667 filiados e filiadas aptos a votar na etapa presencial, a votação foi encaminhada para o formato online, que superou o quórum mínimo exigido.

O presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques, agradeceu aos participantes e ao interesse em decidir essa questão relevante. “Finalmente, vamos ter uma sede definitiva dentro do campus. Isso, no cinquentenário da entidade, é muito importante, ainda que a origem de tudo isso tenha sido a decisão da Reitoria de demolir a sede histórica.” Bebeto ressaltou ainda que o sindicato espera agora que o Termo de Cessão seja liberado pela Procuradoria Federal e depois seja publicado no Diário Oficial, o que permite dar início às obras.

“Todos os nossos passos foram sempre bem informados, discutidos, decididos democraticamente e respeitando o Estatuto”, lembrou o presidente da Apufsc. “Mais um passo importante, demos hoje. Muito obrigado pela confiança e apoio!”, finalizou.

Nova sede da Apufsc

Em maio deste ano, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oficializou que a sede histórica da Apufsc-Sindical, localizada no campus Trindade, estava incluída no projeto de demolição dos blocos modulados. Com a notícia, a Apufsc discutiu e aprovou encaminhamentos sobre a mudança da sede em assembleias, reuniões do Conselho de Representantes (CR), consulta opinativa e votações eletrônicas.

Após a decisão da categoria sobre a construção da sede definitiva no terreno do Flor do Campus, o sindicato iniciou as obras para a instalação da sede transitória no mesmo local. O espaço foi inaugurado no dia 25 de outubro, durante o Boteco Cultural que celebrou o Dia das Professoras e dos Professores. Nesta data, a Reitoria da UFSC e o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, também assinaram a minuta do Termo de Cessão da área.

O documento, no entanto, ainda não foi publicado no Diário Oficial da União. A Apufsc depende dessa formalização para assinar o contrato com a empresa Pré-Molde e dar início às obras de demolição. Além disso, o sindicato segue sem energia elétrica na sede transitória.

A minuta prevê a cessão onerosa do terreno do Flor do Campus, com área de 2.934,82 metros quadrados. Conforme aprovado pelo CR, a sede definitiva da Apufsc será construída no modelo chave-na-mão e contará com uma edificação de dois andares, totalizando cerca de 1.057 metros quadrados. O valor estimado para a obra completa é de R$ 5,5 milhões, e o investimento será acompanhado pelo Conselho Fiscal.

O prédio atenderá às normas de acessibilidade e segurança. A edificação abrigará auditórios para 260 pessoas (com divisória retrátil), espaço de convivência (“senadinho”), salas de saúde, cozinha com refeitório, salas para advogados, atendimento aos aposentados, Diretoria, secretaria, entre outros setores, além de uma área externa com churrasqueira. O prazo de entrega previsto é 30 de agosto de 2026.

Todo o processo de negociação com a Reitoria, bem como as atualizações das obras e a situação das sedes, segue sendo divulgado pela Diretoria do sindicato por meio dos Boletins Especiais da Sede.

Imprensa Apufsc