Apufsc-Sindical discute demandas da carreira EBTT que serão levadas à Seminário Nacional do Proifes

Docentes do Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil podem enviar contribuições por meio de um formulário enviado por e-mail aos filiados e filiadas

A Apufsc-Sindical realizou, na tarde desta segunda-feira, dia 24, uma roda de conversa para alinhar algumas das principais demandas da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) dos docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que serão levados pela entidade ao IV Seminário Nacional EBTT do Proifes-Federação. O evento começa na próxima quinta-feira, dia 27, em Fortaleza (CE).

O secretário-geral da Apufsc-Sindical e diretor de Políticas Educacionais do EBTT do Proifes-Federação, Romeu Bezerra, participará do encontro como palestrante em algumas mesas. Além disso, os professores do Colégio de Aplicação (CA) Camilo Buss Araújo e André Vagner Peron também representarão o sindicato nas discussões.

Roda de conversa aconteceu na nova sede da Apufsc, em Florianópolis (Foto: Karol Bernardi/Apufsc)

Para que a Apufsc consiga levar demandas concretas da categoria ao encontro nacional, o sindicato enviou um questionário por e-mail aos filiados e filiadas do CA e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), com perguntas que buscam compreender a realidade docente EBTT em relação a condições de trabalho; ensino e infraestrutura; pesquisa e extensão; gestão institucional e relações de trabalho; além de sugestões e prioridades. As respostas orientarão a participação do sindicato no evento.

O questionário leva pouco mais de cinco minutos para ser respondido. Caso não tenha recebido, entre em contato com o setor de Imprensa pelo e-mail [email protected] para solicitá-lo.

O IV Seminário Nacional EBTT tem como tema “Carreira EBTT: isonomia e diversidade de uma carreira em construção”. O encontro debaterá a criação, o cenário atual, os ganhos, as dificuldades e as diferenças da carreira EBTT em cada uma das redes de ensino em que ela está presente, seja em institutos federais, colégios de aplicação ou escolas vinculadas a universidades.

O secretário-geral da Apufsc destacou que um dos objetivos do Seminário é definir as questões centrais que precisam estar na pauta do Proifes-Federação durante as negociações com o governo federal. “Estamos traçando um quadro bem aprofundado, e a perspectiva é fazer uma avaliação desse percurso e também apontar para lutas futuras, levando em conta a diversidade da carreira EBTT hoje”, afirmou Bezerra.

Imprensa Apufsc