O prêmio tem como objetivo estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que desenvolvem pesquisas científicas
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Propesq/UFSC) informa que o prazo de inscrições para o Prêmio Mulheres na Ciência foi prorrogado até 18 de janeiro de 2026. A atualização do cronograma também altera as etapas subsequentes do processo, que agora se estendem até março de 2026. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível aqui.
Criado pela Propesq em 2020, o prêmio tem como objetivo estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que desenvolvem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras, contribuindo para reduzir assimetrias de gênero no ambiente acadêmico. Até um terço das premiações será destinado preferencialmente a cientistas negras, conforme previsto no regulamento.
Em sua 5ª edição, o prêmio é realizado em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) e contemplará mulheres pesquisadoras do quadro permanente da UFSC que tenham contribuído de maneira significativa para o avanço científico em suas áreas. Podem propor indicações ao prêmio a própria interessada em concorrer; departamentos, unidades ou programas de pós-graduação da UFSC; ex-orientados ou orientandos da pesquisadora. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
A premiação é dividida em seis categorias, sendo três para docentes (Júnior, Plena e Sênior) e três para servidoras técnico-administrativas em educação, TAEs (Júnior, Plena e Sênior). As vencedoras receberão um diploma e terão um vídeo de divulgação científica produzido pela Agecom/UFSC, que integrará a Galeria de Destaques na Ciência da Propesq.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá durante o evento institucional em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em março de 2026.
Fonte: Notícias UFSC
