Sisu 2026: UFSC oferta 1.943 vagas em cursos de graduação

Curso tecnológico de Ciência de Dados é novidade nesta edição

Entre os dias 19 e 23 de janeiro, os candidatos que prestaram uma das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a uma vaga para estudar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A instituição irá ofertar, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 1.943 vagas em 101 cursos de graduação, nos cinco campi da universidade — Florianópolis, Blumenau, Curitibanos, Araranguá e Joinville.

Serão 1.080 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo deste ano e 863 para o segundo, oito vagas a mais do que em 2025. Do total de vagas, 54% são reservadas aos optantes das Políticas de Ações Afirmativas (alunos de escola pública, pessoas com renda inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência).

Nesta edição, a UFSC conta com uma opção a mais de formação em relação à anterior: o novo curso tecnológico de Ciência de Dados, com 12 vagas via Sisu.

Além disso, os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Pedagogia, Química e Matemática, do campus Florianópolis, e Química e Matemática, do campus Blumenau, estão vinculados ao programa de incentivo financeiro do governo federal Pé-de-Meia Licenciaturas.

> Confira aqui o quadro de vagas disponíveis

Mais de 270 mil vagas em todo o país

Em todo o país, serão 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas para ingresso via Sisu. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), Pedagogia, Administração e Matemática são as graduações com mais vagas disponíveis.

Na UFSC, pelo Sisu, o curso com mais vagas disponíveis é o de Engenharia de Produção, em Florianópolis, com 36.

Imprensa Apufsc