Bacharelados em inteligência artificial no Sisu sextuplicam em um ano

Expansão puxada por federais foi estimulada por políticas do MEC; foram abertas 1.496 vagas nesta edição, destaca a Folha

A oferta de cursos de bacharelado em inteligência artificial (IA) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) saltou de 4 para 27 nesta edição, um crescimento de mais de seis vezes em um ano. Com nomes e formatos variados, os novos cursos foram lançados principalmente em um movimento associado a políticas do Ministério da Educação (MEC) voltadas à formação em áreas consideradas estratégicas.

A maioria das graduações foi aprovada entre novembro e dezembro de 2025. Atualmente, os bacharelados se dividem principalmente em três modelos principais: cursos exclusivos de inteligência artificial; cursos combinados de ciência de dados e inteligência artificial; e formações que unem inteligência artificial e engenharia de software.

Questionadas sobre as diferenças em relação às graduações tradicionais da área de computação, as instituições afirmam que os novos cursos foram concebidos com desenho próprio, e não apenas como uma reorganização de disciplinas existentes. Em geral, dizem, a inteligência artificial aparece como eixo estruturante do currículo desde os primeiros semestres, com maior peso de estatística, ciência de dados e aprendizado de máquina.

No final de 2025, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou o novo curso de graduação em Ciências de Dados, com vagas já na última edição do Vestibular Unificado e do Sisu. Com 40 vagas, o curso, em período integral, terá duração de cinco semestres, totalizando 2.100 horas de carga horária. 

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo