Docente do Departamento de Psicologia participará da 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher das Nações Unidas
A professora do Departamento de Psicologia Andréia Isabel Giacomozzi, coordenadora do Projeto Espelhos, foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participará da 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher das Nações Unidas (Commission on the Status of Women – CSW70), a ser realizada em Nova York, nos Estados Unidos.
A escolha integra o resultado preliminar da chamada pública para composição da delegação nacional que representará o Brasil no encontro internacional, um importante espaço global de debate, articulação e formulação de políticas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, promovido no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Andreia foi habilitada como representante do setor acadêmico, destacando o papel do conhecimento científico comprometido com a transformação social. Segundo a organização do Projeto Espelhos, sua participação simboliza não apenas um reconhecimento individual, mas também a valorização de um trabalho coletivo pautado em pesquisa, escuta qualificada, formação e ações voltadas à defesa das mulheres e à equidade de gênero.
A presença da professora no evento internacional amplia a visibilidade das iniciativas desenvolvidas pelo projeto e reforça a importância da produção acadêmica brasileira nos debates globais sobre igualdade de gênero. “Seguimos atravessando fronteiras, levando nossas vozes, experiências e saberes para o mundo”, afirma a equipe do Projeto Espelhos em nota de agradecimento.
A CSW reúne anualmente representantes de governos, academia e sociedade civil para discutir avanços, desafios e estratégias no enfrentamento das desigualdades de gênero em escala mundial.
Evento CSW
A CSW é o principal órgão global da ONU dedicado à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento de mulheres e meninas no mundo todo. Ocorre normalmente em março, na sede da ONU em Nova York. Reúne governos, especialistas e ONGs de vários países, durante as reuniões são discutidos temas como; direitos das mulheres, combate à violência de gênero, igualdade salarial, participação política feminina, educação e saúde para mulheres e meninas e políticas públicas globais. As decisões e compromissos assumidos ali influenciam políticas no mundo, inclusive no Brasil.
Fonte: Notícias da UFSC
