Desde o início da pandemia, Ufam perdeu 33 professores, a maioria por Covid-19

Em entrevista ao site Amazonas Atual, presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua) falou sobre a situação da categoria no estado

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, até esta quinta-feira, 4, a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) já perdeu 33 professores, a maioria por Covid-19. A informação é da presidente da Adua (Associação dos Docentes da Ufam – Seção Sindical), Ana Lúcia Silva Gomes.

“Grande parte das mortes que constam na lista foi causada por complicações da Covid 19. Até o momento temos 33 professores que vieram a óbito, destes 13 eram da ativa e 20 aposentados”, afirmou a professora representante da categoria no sindicato.

Além das mortes, Ana Lúcia Gomes afirma que há professores com problemas de saúde que preocupam a categoria.

“Ressaltamos que temos um elevado número de professores em estado de adoecimento, com agravamento físico ou psicológico”, disse.  

Em assembleia geral virtual realizada na quarta-feira, 3, a Adua decidiu pedir o adiamento da retomada das aulas na Ufam devido à crise de saúde no estado. Em nota, a entidade alega que a Ufam não tem um diagnóstico conclusivo sobre as condições sanitárias indispensáveis para a retomada das atividades.

Leia na íntegra: Amazonas Atual