Conhecimento não se aposenta: confira a série de palestras do Maestria Apufsc

Reunimos aqui todos os vídeos produzidos no ano passado com professores aposentados da UFSC

Conhecimento não se aposenta, e por isso a Apufsc quer valorizar as experiências de docentes que dedicaram décadas de suas vidas para a universidade pública e para suas respectivas áreas. No ano passado, o sindicato lançou o Maestria Apufsc, uma série de palestras de professores aposentados da UFSC sobre um tema que marcou sua trajetória acadêmica.

Para além disso, nosso objetivo também é democratizar o acesso à ciência que é produzida na universidade, e ajudar os professores a divulgar seus conhecimentos de forma simples e acessível para a população em geral, e não somente para os entendidos do assunto. Por isso os episódios do Maestria tratam de temas interessantes a qualquer um, e têm no máximo 20 minutos de duração.

Confira os quatro episódios que foram ao ar no ano passado.

No primeiro, a professora de Psicologia Dulce Penna, falou sobre os desafios da aposentadoria e sobre sua experiência coordenando projetos de orientação profissional.

O segundo episódio, com o professor de filosofia Alberto Cupani foi sobre a filosofia da tecnologia. Qual a função dela na nossa vida? Por que funciona como funciona? Ela torna mesmo nossa vida melhor?

No terceiro episódio do Maestria Apufsc, o professor Nilson Lage falou sobre a propaganda política no século XX, e as influências que ela ainda tem nos dias de hoje.

No quarto episódio, o professor Marco Aurélio Da Ros abordou a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS.

No quinto episódio do Maestria, o professor de literatura José Roberto O’Shea, falou sobre os desafios de traduzir as obras do maior escritor da língua inglesa, William Shakespeare, para o português brasileiro.

O Maestria está aberto para tratar de diversos temas, em diferentes áreas do conhecimento. Inscreva-se no nosso canal do Youtube para assistir em primeira mão aos episódios, e acompanhe no nosso site e redes sociais para saber mais. Se você é professor aposentado da UFSC e quer participar, entre em contato com [email protected].

Imprensa Apufsc