Universidade se destacou na proporção de docentes com doutorado, artigos por pesquisador e rede internacional de pesquisa
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a oitava melhor universidade do Brasil e a 23ª da América Latina, de acordo com o levantamento QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2026, divulgado nesta quarta-feira, dia 1º. Entre as universidades federais, a UFSC ocupa a quarta colocação.
Todas as universidades avaliadas recebem pontuações numa escala de 1 a 100, e a UFSC obteve uma nota final de 76,6 – a mesma de 2024. Isso a coloca entre as 5% melhores universidades da região da América Latina e do Caribe.
Elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), consultoria britânica especializada em educação, o ranking avaliou 492 universidades. O índice de cada instituição é calculado por meio de oito indicadores: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade , proporção de professor por estudante, proporção de docentes com doutorado, rede internacional de pesquisa, citações por artigo, artigos por pesquisador e alcance na internet.
Os indicadores mais fortes da UFSC nesta edição foram alcance na internet (nota 99,6), proporção de docentes com doutorado (99,3), artigos por pesquisador (98,7) e rede internacional de pesquisa (98,7) – os quatro índices melhoraram em relação ao ano passado.
::: Confira o ranking completo
Fonte: Notícias UFSC
