Livro lançado na UFSC apresenta novos fatos novos sobre descobridor dos incas

Obra de Rosana Bond será lançada nesta quinta-feira, dia 16, no CFH

Nova versão de “A Saga de Aleixo Garcia – O descobridor do império inca” está revisada, ampliada e com anexos, e apresenta informações inéditas sobre viagens de Aleixo com indígenas guaranis. A repórter Rosana Bond, do portal A Nova Democracia (AND) lança o livro nesta quinta-feira, dia 16, no CFH da UFSC, sala 318, térreo, junto a um ato de estudantes indígenas. É uma nova versão reeditada pela Editora Insular, com 251 páginas e informações inéditas.

O livro de Rosada defende que “o famoso império dos incas peruanos não foi descoberto pelos espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro, e sim por um náufrago de Florianópolis, Aleixo Garcia, que chegou ao Alto Peru (atual Bolívia) sete anos antes dos castelhanos”.

“Portanto, a história oficial está equivocada”, afirma a pesquisadora, que levantou o tema em 1996 e o editou em 1998 e 2004.

Agora, na atual versão, entre os informes inéditos, o mais impactante, segundo Rosana, é que foram descobertos no interior boliviano os guaranis que viajaram com Aleixo, descendentes dos indígenas catarinenses que guiaram o náufrago aos Andes, 500 anos atrás, e que ficaram naquela área.

“Consegui papéis e relatos pouco conhecidos por boa parte dos estudiosos e agora pude revelar aspectos misteriosos desta história empolgante”, diz Rosana.

Imprensa Apufsc