Infelizmente, continuamos sem energia elétrica para a sede provisória da Apufsc-Sindical no terreno do Flor do Campus, e sem a publicação do Termo de Cessão da área no Diário Oficial da União.
O documento é o que permite o início das obras da sede definitiva do sindicato. Esse atraso por parte da Reitoria resultará em transtorno às atividades regulares do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) em 2026. Já a falta da rede de energia impossibilita o atendimento pleno aos filiados e filiadas na sede provisória.
Esses dois aspectos foram discutidos e encaminhados em reunião com a Reitoria no dia 22 de agosto. Portanto, há mais de dois meses – tempo suficiente para que fossem resolvidos.
No dia 25 de outubro, como todos sabem, inauguramos a sede provisória usando um gerador de energia alugado pelo sindicato, pois a energia emprestada pelo NDI serve apenas para iluminação. Na solenidade, com a presença do reitor e seu estafe, assinamos apenas uma minuta do Termo de Cessão, considerando que o documento oficial não estava tecnicamente finalizado, ainda que seu conteúdo estivesse acordado entre ambas as partes – inclusive com a análise da Procuradoria Federal junto à UFSC.
Em que pese alguma boa vontade do reitor e da chefia de gabinete, no “andar de baixo” as coisas emperram e toda sorte de explicações pouco convincentes surgem a cada etapa e reuniões. Diante do reitor há pedidos de desculpas e falsas promessas.
Estamos cientes de que existem procedimentos legais, burocráticos e dificuldades operacionais, mas essas recorrentes postergações parecem ser propositais e/ou fruto da incapacidade de gerenciamento e resolução de problemas. Isso coloca dúvidas sobre os compromissos da Administração Central, pois o tratamento já beira ao desrespeito para com o sindicato.
Não pedimos para sair da sede histórica. Foi decisão da Administração Central da UFSC e, desde então, honramos todos os acordos públicos com a Reitoria. Esperamos reciprocidade, e que seja imediata.
Lamentamos muito essa situação. Continuamos aguardando que imediatamente instalem a rede de energia elétrica e publiquem o Termo de Cessão.
Manteremos a categoria informada.
Diretoria da Apufsc
