*Por Antonio Carlos Mariani
No texto “Eleições na universidade”1, o professor Jacques Marcovitch (ex-reitor da USP) discute a suposição de que o voto direto é o critério de escolha mais democrático e legítimo para o caso da USP. Argumenta ele tratar-se de um equívoco, apresentando argumentos que mostram que “… o voto direto, ideal na representação política do Estado, é de todo inconveniente na escolha dos dirigentes de uma universidade”. A conclusão é a de que: “A pregação do voto direto na sucessão de um dirigente acadêmico não teve, e jamais terá, o caráter representativo que sempre alcançou nas decisões da sociedade civil.”
Levantamento feito pelo prof. Marcovitch junto a 27 grandes e bem sucedidas instituições acadêmicas internacionais, mostra que: “… nenhuma das instituições consultadas adota o sistema de eleição direta para reitor.” É no mínimo intrigante, portanto, notar que insistimos em algo próprio e que não tem se mostrado profícuo ao longo dos anos, na linha do expresso na frase: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”2
Nas palavras do prof. Marcovitch: “A liderança de um dirigente universitário se mede pela capacidade na agregação de competências e formulação de um projeto para a academia.” Mas ao contrário, o atual processo de escolha de dirigentes de nossa instituição principia por nos dividir, intra e entre categorias e grupos, em vez de nos aglutinar em torno da consecução dos objetivos definidos no Estatuto da Instituição e que são a base de sua existência.
Importante, pois, lembrar da frase do prof. Mario Sergio Cortella3 que diz: “Quando estiver no fundo do poço, a primeira coisa a fazer para sair dele é parar de cavar.” Mas ao contrário do proposto, na UFSC parece que temos um ferramental sempre bem afiado e vontade para continuar “cavando”. Resta, portanto, perguntar onde estará o ponto de inflexão, se é que haverá tempo para algum.
- https://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2009/07/debate-diretas-ja-o-atual-modelo-de-eleicoes-para-reitor-na-usp-e-o-mais-democratico/#marcovitch ↩︎
- https://www.pensador.com/frase/NjY1NDYw/ ↩︎
- https://www.pensador.com/frase/MjYwMjgxNA ↩︎
*Antonio Carlos Mariani é professor do Departamento de Informática e Estatística (INE/CTC)
Artigo recebido às 14h19 do dia 12 de novembro de 2025 e publicado às 16h03 do dia 12 de novembro de 2025
