Em nova reunião, Reitoria se compromete a adequar Termo de Cessão da área da nova sede da Apufsc

Buscou-se um consenso sobre pontos acrescentados pela UFSC à minuta que, na avaliação jurídica do sindicato, atrasariam ainda mais o início das obras

Uma nova reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 14, para tratar da minuta do Termo de Cessão para o uso do espaço Flor do Campus para construção da nova sede da Apufsc-Sindical. O encontro ocorreu depois que um ofício foi enviado pela Diretoria do sindicato ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, na última quarta-feira, dia 12, e motivado pela identificação de problemas em uma nova versão do Termo de Cessão encaminhada dois dias antes ao presidente da Apufsc, Bebeto Marques, pelo chefe do gabinete da Reitoria. O documento era diferente da minuta acordada entre as partes no dia 24 de outubro e assinada durante a inauguração da sede provisória da Apufsc, no dia 25.

Bebeto Marques, que está em Belém participando de atividades da COP30, esteve de forma remota na reunião desta sexta, que contou com a presença do advogado do sindicato, Herlon Teixeira, e do administrador Henrique Machado.

No encontro, buscou-se um consenso sobre pontos acrescentados pela UFSC à minuta que, na avaliação jurídica do sindicato, atrasariam ainda mais o início das obras. “Nossa solicitação de que se mantivesse os termos da minuta assinada anteriormente foi praticamente aceita. O que foi introduzido de novo foi de comum acordo e sem nenhuma implicação maior”, avaliou o presidente da Apufsc após o encontro.

Reunião desta sexta-feira no gabinente do reitor (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Ficou acordado que, na segunda-feira, dia 17, o Departamento de Projetos, Contratos e Convênios (DPC/UFSC) fará as alterações na redação do termo para a última apreciação da Procuradoria Federal junto à UFSC. Se não houver ressalvas, o documento será enviado ao gabinete para as assinaturas e publicado no Diário Oficial da União. Com isso, os encaminhamentos para a construção da nova sede da Apufsc podem ter início.

“Eu ressalto que desde maio temos tratado essa questão da demolição, da saída da sede histórica e da ida para um lugar dentro do campus. No dia 22 de agosto comunicamos ao reitor da decisão da categoria de ir para o Flor do Campus. Sempre oportunizamos à administração que participasse, esclarecendo a nossa categoria, mas infelizmente chegamos ao dia 14 de novembro ainda tratando do Termo de Cessão, depois de ter assinado uma minuta acordada e analisada pela Procuradoria Federal”, comentou Bebeto.

“Órgãos internos da administração quiseram ainda introduzir outros elementos que retardariam o início da obra, o fluxo e o término no ano que vem. Tudo isso aparentemente foi superado”, completou o presidente do sindicato.

“Eu disse ao reitor que renovava a esperança de que as coisas fossem solucionadas. Dou um voto de confiança, mas é o último. Na semana que vem, gostaria que tudo fosse finalizado e que a gente pudesse assinar finalmente o Termo de Cessão”, concluiu Bebeto.

O prefeito universitário, Matheus Lima Alcantara, garantiu na reunião que a questão da ligação da energia elétrica na sede provisória, pendência que se estende há um mês, será resolvida na próxima semana. O problema impede o atendimento adequado a filiadas e filiadas no espaço montado pelo sindicato no Flor do Campus.

Na segunda-feira, dia 17, a Apufsc realiza Assembleia Geral Extraordinária para tratar do uso do fundo de reserva para construção da nova sede.

Imprensa Apufsc