Atividade reforçou unidade contra a PEC da Reforma Administrativa
Durante as atividades da COP30 na sexta-feira, dia 14, o presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques, participou do debate “Serviço Público Forte, Meio Ambiente Protegido: Não à Reforma Administrativa!”, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Belém (PA). Bebeto representou o Proifes-Federação na mesa do debate.

O objetivo do seminário foi articular a defesa da transição justa com a luta pela sobrevivência do serviço público. Ao reunir dirigentes da CUT, lideranças indígenas e representantes das entidades e de outras centrais, o encontro produziu o diagnóstico de que a Reforma Administrativa representa um projeto de desmonte, que enfraquece a capacidade estatal e abre espaço para a privatização e para o avanço de interesses predatórios sobre os territórios.
::: Acesse o relatório da participação de Bebeto Marques em atividades e eventos na COP30
Para os membros da mesa, a reforma, se aprovada, afetará toda a sociedade ao fragilizar setores responsáveis pela implementação de políticas ambientais, pela fiscalização de atividades econômicas e pela garantia de direitos básicos. Por isso, a necessidade de unidade, mobilização e reconstrução do trabalho de base foi apontada como elemento central para derrotar a proposta no Parlamento.
O secretário de Administração e Finanças da CUT, Ariovaldo de Camargo, destacou que não existe transição climática sem políticas de emprego, serviços públicos estruturados e trabalhadores protegidos, e alertou que a PEC 38 ameaça exatamente essas bases. Afirmou que o movimento sindical está “num debate muito intenso de como enfrentar e destruir a proposta de Reforma Administrativa.”
A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Jandyra Uehara, apresentou a perspectiva dos servidores das agências reguladoras e reforçou o papel do setor público na garantia de direitos sociais e ambientais. “Quem somos nós, servidores públicos, nesse universo diverso da classe trabalhadora? Somos o setor que assegura direitos sociais, culturais e ambientais”.
Para ela, a aprovação da PEC 38 aprofundaria a fragilidade institucional e inviabilizaria qualquer compromisso climático assumido pelo Brasil, já que “sem luta contra essa reforma, não há mínimo de Estado garantido”.
Apufsc na COP30
Devido à sua atuação em temas relacionados principalmente à educação ambiental e à sustentabilidade no Fórum Nacional de Educação (FNE), na Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 e no Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, Bebeto Marques foi escolhido pelo Conselho de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República para ser um dos seis representantes do Fórum Interconselhos na COP30.
Imprensa Apufsc
Com informações da CUT
