Estelionatários se passam pela Apufsc no WhatsApp para aplicar golpes

Desconfie de mensagens que mencionem valores altos ou prazos imediatos. A Apufsc-Sindical e os advogados do sindicato não cobram depósitos para a liberação de ganhos judiciais

A Apufsc-Sindical alerta filiadas e filiados sobre um contato no WhatsApp que tem enviado mensagens a docentes se passando pelo sindicato. Apesar de utilizar a logo da Apufsc como foto de perfil, o número não é do sindicato e está sendo utilizado para aplicar golpes. A Apufsc reforça que mantém os mesmos números de telefone e informações sobre processos são sempre feitas pelo contato do Jurídico (48) 99974-0124. Além disso, o sindicato não solicita PIX ou depósitos bancários para liberações de ações judiciais.

Os únicos números de WhatsApp da Apufsc são:

  • Jurídico: (48) 99974-0124
  • Secretaria: (48) 99944-0103
  • Imprensa: (48) 99692-3113

Golpe do “falso advogado”

Nas últimas semanas, a Apufsc tem recebido diversas mensagens de filiadas e filiados sobre mensagens suspeitas pelo WhatsApp envolvendo o setor Jurídico do sindicato. Conforme já divulgado no site, trata-se do golpe do “falso advogado”.

Nesse golpe, os estelionatários adquirem, de forma ilegal, dados pessoais e informações de processos. Com isso, utilizam o nome de escritórios de advocacia que atendem ou já atenderam a Apufsc para entrar em contato com docentes, informar sobre supostos ganhos judiciais e pedir depósitos para a liberação do dinheiro. Embora, em alguns casos, o texto mencione um processo real, o sindicato reforça que mensagens desse tipo são golpes.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o estelionato virtual teve uma forte expansão em 2024, alcançando mais dois milhões de golpes, quatro por minuto. O golpe do “falso advogado”, por exemplo é um crime que acomete diversos setores no país. Por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB), lançou neste ano uma cartilha com orientações e algumas formas deste golpe. Confira aqui.

Além disso, os escritórios de advocacia que atendem a Apufsc-Sindical estão cientes das novas tentativas e têm registrado boletins de ocorrência sobre os casos.

Dicas para não cair em golpes

1- Desconfie de mensagens que mencionem valores altos ou prazos imediatos, especialmente quando vêm de números desconhecidos. Não existe urgência para recebimento de valores.

2- A Apufsc-Sindical e os escritórios que prestam serviços ao sindicato não solicitam pagamentos prévios para liberação ou recebimento de valores.

3- Nunca envie documentos pessoais, senhas ou comprovantes de pagamento por WhatsApp sem confirmar antes com o Jurídico do sindicato.

4- Informações sobre processos de filiadas e filiados são fornecidas exclusivamente pelo setor Jurídico da Apufsc, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 99974-0124.

Imprensa Apufsc