Alesc homenageia Apufsc-Sindical pelos 50 anos de história

Iniciativa foi proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera

A Apufsc-Sindical foi homenageada nesta quarta-feira, dia 3, pelo seu cinquentenário, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A iniciativa, que parabeniza a Apufsc pelos 50 anos de luta em defesa da dignidade docente e da educação pública e gratuita, foi proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

Participaram da cerimônia, em nome do sindicato, a vice-presidente, Karine Simoni, o secretário-geral, Romeu Bezerra, o diretor de Divulgação e Imprensa, Ivan Giacomelli, e o administrador Henrique Machado. O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, não pôde participar, pois está no Rio de Janeiro representando o Proifes-Federação na 1ª Cúpula Popular do Brics.

Emocionada, Karine agradeceu o ato em nome da Diretoria e de toda a categoria docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “O sentimento é de gratidão por esse gesto que significou muito para a gente”, afirmou a vice-presidente, e acrescentou: “gratidão também às centenas de pessoas que nos precederam e que construíram essa história tão intensa, bonita e forte”.

Ela destacou a importância dos docentes que, desde 1975, lutam pelos direitos dos trabalhadores da educação, do ensino federal e público, pela equidade, e para que “a universidade não ocupe só o espaço dentro dos seus muros, mas também que se estenda a outras instâncias”.

Para o deputado Padre Pedro, o gesto de homenagear a Apufsc busca reconhecer a importância do sindicato como “ferramenta de articulação e organização na defesa de um ensino público de qualidade e gratuito e, ao mesmo tempo, também a valorização dos educadores e educadoras”. Além disso, o parlamentar lembrou e parabenizou os docentes que estiveram na luta e enfrentaram os desafios de fazer parte de uma associação durante a ditadura militar.

“Apufsc é um símbolo de luta pela redemocratização e engajamento progressivo na luta pela redemocratização e pelos direitos dos professores”, resumiu o chefe de gabinete do deputado Padre Pedro, Murilo Silva, ao recordar a trajetória do sindicato durante a cerimônia.

Imprensa Apufsc