E-mails com o questionário da pesquisa foram enviados, aleatoriamente, para alguns estudantes, docentes e técnicos da UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi uma das 50 instituições de ensino superior públicas do país selecionadas para participar do Estudo Nacional de Saúde Mental nas Universidades Brasileiras (Enasam-U). A pesquisa encontra-se na primeira fase, na qual foram enviados, no dia 24 de novembro, aleatoriamente, para e-mails de estudantes, servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e docentes cadastrados na UFSC, um questionário sobre saúde mental.
A participação é voluntária, anônima e confidencial, e é fundamental para garantir a representatividade da comunidade da UFSC na amostra, independentemente da presença ou não de problemas de saúde mental da pessoa sorteada.
Após esta etapa inicial, 60 participantes da UFSC poderão ser novamente sorteados para realizar uma entrevista em profundidade, por videochamada, com psicólogos da Rede Nacional de Saúde Mental (Renasam).
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados iniciais do estudo, que abarca todas as regiões do país e busca identificar os desafios de saúde mental enfrentados por estudantes, docentes e técnicos, devem ser divulgados ainda em 2025.
Imprensa Apufsc
