Entrega final da sede está prevista para 30 de outubro de 2026
Iniciou nesta segunda-feira, dia 5, a obra de demolição da atual edificação no terreno do Flor do Campus para a construção da nova sede definitiva da Apufsc-Sindical. Até o final desta semana, a empresa Pré-Mold deve retirar as estruturas existentes no local para seguir com os estudos topográficos.
O contrato com a Pré-Mold para a demolição e a construção da nova sede da Apufsc foi finalmente assinado no dia 15 de dezembro de 2025, quando, após meses de tratativas, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou o Termo de Cessão Onerosa, por 35 anos.




De acordo com o documento firmado entre a empresa e a Apufsc, a instalação da estrutura pré-moldada da nova sede inicia em março. O prédio deve ser entregue até o fim de maio, quando se inicia a etapa de acabamentos, e a entrega final está prevista para 30 de outubro de 2026.
Conforme aprovado pelo Conselho de Representantes (CR), a sede da Apufsc será construída no modelo chave-na-mão e contará com uma edificação de dois andares, totalizando 1.057 m², no terreno de 2.934,82 m². O valor estimado para a obra completa é de R$ 5,5 milhões, e o investimento será acompanhado pelo Conselho Fiscal.
O prédio atenderá às normas de acessibilidade e segurança. A edificação abrigará auditórios para 260 pessoas (com divisória retrátil), espaço de convivência (“senadinho”), salas de saúde, cozinha com refeitório, salas para advogados, atendimento aos aposentados, Diretoria, secretaria, entre outros setores, além de uma área externa com churrasqueira.
Construção da nova sede foi aprovada pela categoria
Desde que a demolição da sede histórica da Apufsc-Sindical, localizada no campus Trindade, foi oficializada pela Reitoria da UFSC, em maio de 2025, a Diretoria da Apufsc discutiu e aprovou encaminhamentos sobre a mudança da sede em assembleias, reuniões do Conselho de Representantes (CR), consulta opinativa e votações eletrônicas.
Após a decisão da categoria sobre a construção da sede definitiva no terreno do Flor do Campus, o sindicato iniciou as obras para a instalação da sede transitória no mesmo local. O espaço foi inaugurado no dia 25 de outubro, durante o Boteco Cultural que celebrou o Dia das Professoras e dos Professores. Nesta data, a Reitoria da UFSC e o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, também assinaram a minuta do Termo de Cessão da área.
O uso de parte do fundo de reserva, até o limite de 50%, para edificação da nova sede do sindicato na área denominada Flor do Campus foi aprovado por ampla maioria dos filiados e filiadas, em assembleia e votação realizadas no mês de novembro.
Após meses de espera, o Termo de Cessão Onerosa foi publicado pela UFSC em 12 de dezembro de 2025. O advogado da Apufsc, Herlon Teixeira, acompanhou o processo junto à Reitoria e assinatura do contrato com a Pré-Mold para que tivesse o encaminhamento adequado, a fim de preservar os interesses da categoria docente.
Imprensa Apufsc
