Campanha #aUFSCnãopara

UFSC de férias? Tem gente mal informada espalhando fake news por aí. Os trabalhos da universidade seguiram firmes durante a pandemia. Ao longo dos meses, os professores deram continuidade às iniciativas de pesquisa, extensão e ensino, adicionando à rotina  todas as dificuldades que a modalidade não-presencial pode trazer.

Para dar uma dimensão de tudo o que está em funcionamento e mostrar tudo o que é possível graças à UFSC e ao empenho de professores, técnicos e estudantes, lançamos a campanha #aUFSCnãopara. Acompanhe em nossas redes tudo o que movimenta esta universidade de excelência.

Queremos a colaboração dos professores e professoras para mostrar à sociedade o trabalho vem sendo desenvolvido pela universidade. Envie-nos, pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook/Instagram da Apufsc, informações sobre algum projeto de pesquisa que se destacou nos últimos meses ou números que possam mostrar o impacto das suas atividades acadêmicas. Também estamos em busca de depoimentos, em vídeo ou em texto, sobre como está o trabalho neste período de ensino remoto. Vamos mostrar para todos o trabalho que a UFSC sempre fez e que não para. Participe!

Confira os materiais produzidos até o momento e compartilhe em suas redes sociais:

Foto: Laboratório de Virologia Aplicada da UFSC
Crédito: Jair Quint | Agecom UFSC

Um estudo de professores da UFSC testa o uso dos medicamentos oseltamivir e zanamirir no tratamento de Covid 19 para reduzir as sequelas deixadas pela doença.

A pesquisa, coordenada pelo professor de farmacologia Fernando Spiller, com a colaboração do departamento de microbiologia, imunologia e parasitologia da universidade e do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, tem tido resultados promissores e foi destaque na Folha de S.Paulo.

Saiba mais


O jornal Notícias do Dia publicou no dia 20 de novembro de 2020 um direito de resposta da Apufsc na coluna do jornalista Cacau Menezes, que recentemente se referiu à suspensão das atividades presenciais da universidade como um período de férias prolongadas. A nota da Apufsc reitera que os professores não tiraram férias durante a pandemia e destaca que atividades de ensino, pesquisa, extensão e de orientação na pós-graduação estão em andamento, considerando as questões sanitárias.

“Estaremos sempre vigilantes e não vamos tolerar depreciação da dignidade profissional dos professores, da verdade dos fatos e tampouco matérias que depreciem a nossa Universidade Federal de Santa Catarina“, afirma o presidente da Apufsc, Bebeto Marques.

Leia mais

Na imagem, edição impressa do jornal Notícias do Dia (20/11/20)

Pesquisadora realiza marcação de amostras com anticorpos em
laboratório no Hospital Universitário da UFSC
Crédito: Sinval Paulino | Agecom UFSC

E vamos de ciência aliada à saúde? A demora no resultado das biópsias realizadas em pacientes com suspeita de câncer na mamografia foi o incentivo para um grupo de pesquisadores da UFSC desenvolver uma pesquisa para agilizar esse processo.

Agora é possível reconhecer em apenas quatro horas a presença de células cancerosas no tecido mamário. O exame contrasta com a média de 40 dias de espera pela biópsia no SUS, e pode representar a chance da paciente ser submetida a tratamentos menos invasivos e mais eficazes.

A iniciativa é coordenada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFSC, Maria Cláudia Santos da Silva.

Saiba mais


A saída está na robótica! Um robô de baixo custo pode ser alternativa para desinfetar ambientes em tempos de pandemia.

A iniciativa vem sendo desenvolvida pela professora do Departamento de Informática e Estatística (INE) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSC, Patricia Della Méa Plentz, com o doutorando Sergio Pfleger e com o coordenador do Serviço de Fisioterapia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rodrigo Della Méa Plentz.

Confira no vídeo ao lado!


Foto: National Cancer Institute | Unsplash

Alô, doutor? Vem de zap! Um projeto desenvolvido por pesquisadores da UFSC traz uma solução para os atendimentos na área da saúde em tempos de pandemia. Coordenado pelo professor Douglas Macedo, do Departamento de Ciência da Informação, o projeto desenvolveu um sistema de tele atendimento, para que consultas médicas possam ser feitas por meio de vídeo chamadas, mensagens de áudio ou chats. O recurso não substitui a consulta presencial, mas ajuda muito para o paciente ter acesso às informações necessárias.

Saiba mais


Inovação a serviço da saúde e qualidade de vida? Temos! Sob a orientação do professor Walter Lindolfo Weingaertner, do Departamento de Engenharia Mecânica, seis alunos de graduação desenvolveram uma alternativa para diminuir o sofrimento dos pacientes acamados.

Trata-se do projeto de uma cama hospitalar para trocar o lençol automaticamente, sem precisar que os pacientes sejam deslocados para cadeiras. O projeto rendeu um pedido de Patente de Modelo de Utilidade para a Universidade, por meio da SINOVA (Secretaria de Inovação) da UFSC.

Saiba mais

Foto: Desenho do projeto da cama hospitalar
Divulgação EMC/UFSC

À frente do desenvolvimento de vacina contra o coronavírus, o professor André Báfica também se familiariza com o conceito de viralizar na internet. Coordenador do Laboratório de Imunobiologia no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) da UFSC, o cientista participa de iniciativa global da ONU que propõe que pesquisadores de vacinas contra o novo vírus falem de ciência pelo TikTok.

No vídeo ao lado você confere, no estilo TikTok, mais sobre a pesquisa.


Não dásh um banho, dásh um oceano de conhecimento!

Cinco projetos de pesquisa da UFSC nas áreas marinha e oceânica foram contemplados em editais da União Europeia. Desenvolvidos em conjunto com universidades e centros de pesquisa de diferentes países, eles têm como objetivo fornecer informações sobre padrões e processos oceanográficos e do cultivo de organismos marinhos em grande escala.

Parabéns aos professores, pós-doutorandos e alunos do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Biológicas (CCB) e da Coordenadoria Especial de Oceanografia por mais esse degrau na internacionalização das universidades públicas brasileiras!

Saiba mais

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

Inclusão que passa pelo guarda-roupa! Pensando em roupas, bolsas e sapatos que possam ser utilizados por todas as pessoas, estudantes do curso de Engenharia Têxtil do campus da UFSC Blumenau, em parceria com a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef), desenvolveram propostas de produtos têxteis a partir das premissas do Design Universal e do Design Inclusivo. A professora Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, que orienta os estudantes, conta que as propostas agora serão transformadas em um projeto de extensão.

Saiba mais


Você sabia que pesquisadores da UFSC também estão trabalhando para desenvolver uma vacina para a Covid-19?

O professor Daniel Mansur, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC, explica como ele, o professor André Báfica e a equipe estão atuando nesse projeto.

Confira no vídeo!


Foto: National Cancer Institute | Unsplash

O Laboratório Bridge, da UFSC, desenvolveu uma plataforma para oferecer um atendimento mais humanizado e ágil ao paciente do SUS.

O e-SUS APS, feito em parceria com o Ministério da Saúde e sob gestão da Fapeu, visa a reestruturar e informatizar em nível nacional as informações da Atenção Primária.

Sua base de dados nacional já acumula mais de 3 bilhões de registros clínicos referentes a atendimentos e mais de 100 milhões de brasileiros já possuem um prontuário eletrônico.

Saiba mais


Um projeto do CCA contabiliza a doação de 2 toneladas de alimentos agroecológicos a mais de mil pessoas na pandemia. A ação é uma parceria entre o Mandato Agroecológico e o Núcleo de Agroecologia da Fazenda Experimental da Ressacada da UFSC.A iniciativa contou com a coordenação das professoras Patrizia Ana Bricarello e Marília Carla de Mello Gaia, do Núcleo de Agroecologia UFSC, e do professor Ilyas Siddique, do Laboratório de Ecologia Aplicada (LEAP/UFSC).

Saiba mais

Foto: Núcleo de Agroecologia Fazenda Ressacada UFSC

A UFSC está entre as quatro principais universidades influenciadoras sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil.

É o que aponta estudo divulgado pelo projeto Science Pulse, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), que identifica as principais vozes da ciência no Twitter.

Saiba mais


Uma pesquisa da UFSC busca identificar quais variantes do novo coronavírus estão em circulação em SC.

O trabalho é liderado pelo professor Glauber Wagner, integrante do Laboratório de Bioinformática do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e do Núcleo de Bioinformática e Biologia Computacional do Centro de Ciências Biológicas. Cerca de cem amostras estão em análise para a identificação dos genótipos

Saiba mais

Foto: Maurício Vieira | Secom

Filtros para Facebook

A UFSC não para! Com todas as dificuldades que a modalidade não-presencial impõe, os professores seguem exercendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma remota.

Para demonstrar tudo que é possível e que continua sendo feito graças ao trabalho de docentes, técnicos e estudantes da universidade, a Apufsc está promovendo a campanha #aUFSCnãopara. Participe atualizando seu perfil do Facebook com os filtros temáticos. Clique abaixo para alterar sua foto: