Edital e inscrição de chapas

A Apufsc publicou o edital do processo eleitoral para a Diretoria Gestão 2020-2022 no dia 21 de agosto. As inscrições encerraram no dia 17 de setembro, às 17 horas (horário de Brasília).

Puderam compor as chapas os professores que cumpriram os seguintes requisitos: 

1 – Ser sindicalizado até o dia 31/08/2020; 

2 – Estar em pleno gozo de seus direitos sindicais; e 

3 – Estar desligado de cargos administrativos em universidades federais situadas no território do estado de Santa Catarina.

Chapas Inscritas

Duas chapas se inscreveram para a eleição da Diretoria da Apufsc: Avançar nas Lutas, liderada pelo professor Carlos Alberto Marques, e Ação Sindical, sob liderança do professor Carlos Wolowski Mussi.

Confira todos os membros e detalhes de cada chapa.

Confira a ata de homologação das chapas.

Debate

A realização de um debate eleitoral foi deliberada pelo Conselho de Representantes na reunião do dia 21 de julho. O debate entre as chapas que concorrem à diretoria da Apufsc foi realizado no dia 28 de setembro, às 17h, com transmissão ao vivo pela página do sindicato no Facebook e duração de 1h40.

De acordo com as regras definidas pela Comissão Eleitoral, cada chapa poderia indicar um representante para participar do debate. A Chapa 1 (Avançar nas Lutas) foi representada pelo professor Carlos Alberto Marques, candidato a presidente. A Chapa 2 (Ação Sindical) foi representada pelo professor Carlos Wolowski Mussi, também candidato à presidência.

Veja a gravação e como se deram todas as regras do debate.

Zerésima

Art. 14 É assegurada às chapas a participação de fiscais no início da votação para presenciar a Zerésima no sistema, às 8h45min (oito horas e quarenta e cinco minutos) (horário de Brasília) do dia 01 (primeiro) de outubro de 2020, via reunião virtual que será gravada e arquivada.

§ 1º O link para acesso da reunião virtual referida no caput será divulgado na página inicial no site da Apufsc-Sindical, a partir das 10 horas (horário de Brasília) do dia 29 de setembro de 2020 e enviados para os e-mails dos fiscais indicados pelas chapas;
§ 2º As chapas deverão indicar para a Comissão Eleitoral nome, telefone e e-mail dos sindicalizados que exercerão as funções dos fiscais referidos neste artigo, enviando para o e-mail: [email protected], até as 18 (dezoito) horas (horário de Brasília) do dia 28 (vinte e oito) de setembro de 2020.
§ 3º Cada chapa tem direito a indicar dois fiscais.
§ 4º A indicação do(s) fiscal(is) não pode recair em integrantes da Comissão Eleitoral da Apufsc ou das chapas registradas.

Resolução Nº 01/CEAPUFSC/2020, de 21 de agosto de 2020

Link de acesso da reunião virtual para presenciar a Zerésima

Votação 

A votação para escolha da Diretoria foi realizada das 9 horas de 1 de outubro (horário de Brasília) até as 15 horas do dia 4 de outubro, por meio de sistema eletrônico no site da Apufsc. A votação ocorreu de forma online, na área do filiado do site da Apufsc, por meio de quaisquer dispositivos eletrônicos com acesso à internet e com qualquer browser atual para navegação disponível nos dispositivos eletrônicos.

A Apufsc disponibilizou dois vídeos demonstrativos para auxiliar os professores a recuperar a senha e também a votar na área do filiado

Requisitos para votar 

Puderam votar os professores sindicalizados até o dia 31 de agosto de 2020 e que estiverem em pleno gozo de seus direitos sindicais. O edital de convocação da eleição, o formulário para a inscrição da chapa, o formulário de autorização de participação de cada membro componente da chapa e as resoluções Nº 01/CEAPUFSC/2020 e Nº 02/CEAPUFSC/2020, que contêm as instruções sobre o processo eleitoral, permaneceram disponíveis no site da Apufsc durante todo o processo eleitoral.

Resultado

A Chapa 1 – Avançar nas Lutas, liderada pelo professor Carlos Alberto Marques, venceu a eleição com 63,8% dos votos

Dos 2.869 filiados que estavam aptos a votar, 1382 participaram da votação online. A Chapa 1 recebeu 882 votos e a Chapa 2 teve 482 votos (34,87%). Foram registrados 10 votos em branco e 8 votos nulos. 

A eleição de 2020 contou com a maior participação da categoria dos últimos 12 anos. A Apufsc agradece a todos os professores e professoras que participaram da votação e ajudaram a escrever mais esse capítulo da história do sindicato.

Nova diretoria

Presidente: Carlos Alberto Marques (professor do MEN/CED)

Vice-presidente: Camilo Buss Araújo (professor do CA)

Secretário Geral: Douglas Francisco Kovaleski (professor do SPB/CCS) 

1º Secretário: Valdir Alvim da Silva (professor do CNM/CSE) 

Diretora Financeira: Gabriela Kaiana Ferreira (professora do DF/CFM)

Diretora Financeira Adjunta: Tatiane de Andrade Maranhão (professora  do QMC/CFM)

Diretor de Divulgação e Imprensa: Romeu Augusto de Albuquerque Bezerra (professor aposentado do CA) 

Diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas: Roberto Ferreira Melo (professor do ACL/CCS)

Diretor de Assuntos de Aposentadoria: José Francisco Danilo de Guadalupe Correa Fletes (professor do INE/CTC) 

Documentos importantes

Edital de convocação Nº 02/2020
Formulário para inscrição de chapa
Formulário de autorização individual de candidato
Resolução Nº 01/CEAPUFSC/2020
Resolução Nº 02/CEAPUFSC/2020
Portaria Nº 02/2020 – Comissão Eleitoral
Estatuto da Apufsc