Nota de repúdio

A invasão do Campus Universitário por qualquer força policial é inaceitável em qualquer situação. 

Entretanto, nesta semana não foi uma tropa militar qualquer que penetrou neste sagrado solo dedicado ao saber, mas uma tropa de choque treinada e equipada não para garantir a segurança de todos, mas para reprimir as manifestações democráticas dos cidadãos.

Esta tropa de choque, de forma hostil, ocupou à força o espaço acadêmico exatamente para coagir um grupo de estudantes que exercia o democrático direito de protestar contra a violência do aumento das tarifas de ônibus mais caras do Brasil.

Condenamos veementemente este vandalismo policial.

Uma série de crimes foram brutalmente protagonizados por policiais despreparados para o convívio democrático: 

1. O ingresso no campus é o primeiro crimed+

2. As bombas, balas e outros instrumentos de repressão utilizadosd+

3. A truculenta prisão de três estudantes do Colégio de Aplicação, todos menores de idade, e sem qualquer motivo.

Exigimos a total apuração destes atos. Urge o esclarecimento das responsabilidades. Exigimos apurar quem foram os responsáveis por tais abusos inomináveis.

Exigimos que a reitoria abra uma representação junto ao Ministério Público Federal a respeito desta barbárie que arromba a autonomia universitária.

Lamentamos que a manifestação do reitor não tenha considerado a gravidade dos fatos, nem tomado atitude à altura dos mesmos. Alertamos que não se tratam de “excessos”, mas um completo abuso vilmente arquitetado e que não poderá jamais se repetir.