Tempos passados, tempos futuros

Tivemos nesta semana uma bela demonstração de que só por meio do diálogo, da manifestação de idéias, do uso da boa argumentação e, sobretudo, do trabalho conjunto, intenso e persistente, é que podemos construir algo sólido e que possa ser duradouro.

A vitória que obtivemos com a realização da Assembléia Geral Permanente é de todos, mais especialmente daqueles 544 professores que participaram ativamente do processo. E, como já foi manifestado por alguns colegas, o mais importante foi a vitória de um processo, uma nova metodologia que permite a nós todos nos expressarmos. Este sempre foi o principal objetivo quando formulamos a proposta que foi implementada.

Seria impossível nominar aqui todas as pessoas que muito contribuíram para o sucesso desta empreitada. Não haveria como colocar em prática o que fizemos sem o abnegado esforço de um grande número de colegas.

Temos que agradecer à Apufsc, que colocou toda a sua estrutura no apoio da execução da proposta, seja pela sua diretoria, seja pela participação ativa de seus funcionários, mesmo sabendo-se que muitas destas pessoas não compartilham de nossas idéias, mas que, ainda assim, tiveram um comportamento elogiável. Temos que ser gratos aos mais de 40 colegas que se dispuseram a participar como mesários durante o processo de votação e de escrutínio dos votos. Não podemos esquecer as importantíssimas contribuições de vários colegas que fizeram circular mensagens em diversas listas de discussões. Até mesmo os nossos opositores merecem nossos agradecimentos. Eles tiveram um importante papel em tudo o que ocorreu, uma vez que suas contra-argumentações nos tornaram mais fortes e mais atentos ao embate, impulsionando-nos ainda mais.

Por fim, devemos ter claro que foi descortinado um novo caminho para a nossa associação. É um maravilhoso recomeço, mas muito ainda há por fazer. Continuemos pois nessa caminhada, esperando que a ela venham se juntar todos aqueles que não mais acreditavam ser possível reconstruir o que julgavam já em ruínas. Temos importantes ações a tomar daqui por diante, para que possamos almejar um maior reconhecimento pelo nosso trabalho, com melhores salários, melhores condições de trabalho, mais respeito pela nossa nobre função de formar, educar, gerar conhecimento e disseminá-lo.

Estejamos, portanto, atentos e participativos no proseguimento do trabalho que temos a fazer, junto ao Conselho de Representantes, recém eleito e empossado, junto à comissão de mobilização local e nacional, junto à diretoria da Apufsc e junto a todas as iniciativas que possam contribuir na busca de nossos objetivos.

Parabéns a todos nós.