Professores: sujeitos de mudança?

Convictos de que o significado do título deste texto nos induz à reflexão sobre o papel do professor dentro do Sindicato, consideramos que uma das metas de trabalho de nossa gestão foi e é oferecer espaços que possibilitem uma maior participação dos docentes na vida da Apufsc. Assim, temos trabalhado para, coletivamente, construir alternativas à crise que ora passa a universidade e por extensão, o movimento sindical.

Após muitas conversas, tanto dentro da Diretoria como fora desta, buscamos delinear a formatação de um evento aberto ao diálogo. O objetivo do 1º Congresso de Professores da UFSC é caminhar rumo ao
entendimento e à construção de propostas para os problemas que afetam a universidade pública e a atividade acadêmica.

Desse modo, reiteramos o convite aos colegas para que participem da programação definitiva (confira na última página) do Congresso, que irá abordar o tema Universidade, Trabalho e Política: limites e possibilidades. Não medimos esforços na busca de nomes que pudessem contribuir com a temática proposta. Por mais de dois meses foram feitos diversos contatos, muitos declinaram em função de compromissos já assumidos, mas nem por isso desistimos.

Temos consciência que falhas existirão, mas estas somente serão detectadas à medida que nos propomos a fazer algo. E se queremos mudanças, elas só virão se assumirmos que somos sujeitos fundamentais nesse processo. E por isso, não é lógico que não priorizemos toda e qualquer oportunidade de diálogo com nossos companheiros de trabalho.