CSE: uma história feita por todos

O Centro Sócio-Econômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completa 38 anos de existência em 2008. Ao longo dessas quase quatro décadas, cada professor e cada servidor técnico-administrativo deram um pouco de si para tornar o Sócio-Econômico um centro de excelência em ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, o que permitiu formar profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.

Foi preciso muito esforço, desde o ano de 1970, para se chegar ao patamar atual. O empenho de homens comprometidos com o ensino superior deve ser registrado e parabenizado, pois sem eles nada seria possível. São os diretores que ao longo da história trabalharam com afinco e tornaram o trabalho da atual direção mais tranqüilo: Paulo Henrique Blasi (1970 – 1972), Oscar Pereira (1972 – 1976), Acácio Garibaldi de Paula Ferreira S. Thiago (1976 – 1978), Antônio Adolfo Lisboa (1978 – 1981), João Baptista Bonassis (1982 – 1984), Hélio Barreto dos Santos (1984 – 1988), Mário de Oliveira Azambuja (1988 – 1991), Ademar Arcângelo Cirimbelli (1991 – 1995), Elizabete Simão Flausino (1995 – 1996) e Ermes Tadeu Zapelini (1996 – 2004).

A gestão (Maurício e Altair) termina com algumas conquistas. Entre elas, podemos citar a criação do Doutorado em Administração, o primeiro do CSE, que era o único Centro entre os 11 da UFSC que ainda não tinha um curso deste nível. A união de esforços abre caminhos para novos doutorados no futuro. Neste ano também nasceu um novo filho para a família CSE: o curso de Relações Internacionais presencial. Sim, temos que agora que falar assim, pois o CSE hoje é uma referência também em Ensino a Distância (EaD). O centro ultrapassou todas as fronteiras. Leva ensino a brasileiros que estão a mais de 5 mil quilômetros de distância, que jamais teriam condições de fazer um curso de Administração (1.500 alunos em EaD), de Ciências Contábeis (676 alunos em EaD) ou de Ciências Econômicas (400 alunos em EaD) da UFSC e, principalmente, na UFSC. Podemos incluir na lista o curso de Graduação a distância em Administração Pública, que acabamos de aprovar e terá seu início em 2009. O centro aceitou este desafio em várias partes do Brasil, como Roraima, na fronteira do país, um mundo totalmente desconhecido por muitas pessoas do Sul.

No Ensino presencial já formamos 3.360 alunos em Administração e temos mais 925 cursandod+ em Ciências Contábeis formamos 2.895 e temos mais 808 cursandod+ em Ciências Econômicas formamos 2.133 e temos mais 966 cursandod+ e em Serviço Social formamos 1.852 e temos mais 620 cursando. Na Pós-Graduação lato sensu temos diplomamos mais de 2.000 alunosd+ no Mestrado e Doutorado em Administraçãod+ Mestrado em Contabilidaded+ Mestrado em Economiad+ e Mestrado em Serviço Social, são 101 alunos matriculados e 1.102 diplomados. Frisamos também que nos últimos 4 anos tivemos o aumento dos conceitos dos programas junto a Capes.

Nenhuma conquista seria possível sem o toque do Ser Humano, sem os profissionais que fazem parte da história do CSE. Por isso, nada melhor do que escolher alguns deles para representar todo o Corpo Docente e de Técnicos do Centro. Nesse sentido, no dia 11 de dezembro no auditório do CSE, realizamos a Cerimônia de transmissão de Cargo de diretor e vice-diretor, bem como do lançamento da Revista Comemorativa dos 38 anos do CSE. Na oportunidade acompanhamos um verdadeiro encontro de gerações de professores e servidores técnico-administrativos, onde foram homenageados: o último que se aposentou, o mais antigo em atividade e o que ingressou mais recentemente em cada um dos departamentos. Também serão homenageados àqueles em que a UFSC e o CSE tem como compromisso maior, os alunos. Prestamos uma homenagem a 4 alunos, um de cada Curso, escolhido pelos respectivos Departamentos de Ensino, que hoje tem destaque na sociedade e que estarão representando todos aqueles que um dia passaram pelos bancos escolares do CSE.

Agradeço a todos da UFSC e em especial do CSE e do CAD, o meu Departamento de origem, que direta ou indiretamente contribuíram comigo e com o nosso Vice-Diretor, meu amigo que só tenho a agradecer também, Altair Borgert. A contribuição de todos foi fundamental para transformar o CSE nesta referência de ensino.

Quero dizer que foi uma honra para mim, ter sido diretor do Centro Sócio-Econômico, e como uma prestação de contas a comunidade, digo que fizemos muito mais do que a nossa competência nos permitia, mas muito menos do que o CSE merecia. Portanto, ainda há muito o que fazer e, assim, reconhecemos os próximos desafios, como verdadeiros marcos para entusiasmar os próximos dirigentes do CSE: Ricardo José de Araújo de Oliveira (diretor) e Alexandre Marino Costa (vice-diretor).