Perplexidade – Carta aberta à Apufsc

Desde 24 de abril deste ano, estou tentando publicar no Boletim alguns artigos de opinião, e não consigo. Nessa data, enviei um artigo, com título “A Proposta Curricular para os Colégios Públicos de Santa Catarina: Fundamentos filosóficos e metodológicos”. Após uma espera considerável, aguardando a publicação do mesmo no boletim, entrei em contato telefônico com o sr. Ney Pacheco, jornalista responsável, que me informou que o artigo era muito extenso e que “estavam estudando o que fazer”. Do que fizeram com o artigo, em particular, não fui informado até hoje e as coisas ficaram por isso! Meu artigo foi para o lixo? Em tempo informo que houve muitos artigos publicados, anteriores ao meu, maiores que os limites a posteriori impostos.

Seguindo a ordem cronológica, já posteriormente ao estabelecimento dos critérios editoriais em 14 de junho de 2010, e adequado a estes mesmos critérios, em 28/06/2010 enviei o artigo “Desapontamento”. Até agora não recebi nenhum boletim, onde o mesmo aparecesse!

Continuando minha luta, enviei (em envios independentes), num mesmo dia e hora (16/08/2010), dois artigos que adaptam o primeiro artigo (o de 24/04) às normas do Boletim. Ambos os artigos levam o título “O marxismo na escola pública de Santa Catarina: filosofia e metodologia”, sendo um para ser publicado no Boletim e o outro no portal da Apufsc, conforme explicado no e-mail de encaminhamento. O envio pela internet, em todos os casos, foi efetuado com sucesso. Até agora não vi nada a respeito dos mesmos, nem no boletim nem no portal.

Ao enviar artigos sempre encaminho um pedido de confirmação de recebimento e também os encaminho para outros correspondentes para verificação. Nunca recebi confirmação de nada por parte da Apufsc, Só encontro “paredes”. Em vista dos fatos expostos, solicitei à secretaria da Apufsc uma ligação telefônica com o Professor Armando para falar sobre isto, mas não houve sucesso na primeira tentativa e depois não houve mais retorno por parte do mesmo.

Em 08/09/2010 enviei carta, com AR, ao sr. diretor de Divulgação e Imprensa da Apufsc, com cópia para o Sr presidente da Apufsc, relatando o ocorrido e solicitando explicações. O AR retornou em 14/09/2010. Em 21/09/2010 recebi e-mail do Sr Ney Pacheco solicitando o reenvio de meu artigo e diz que “houve um problema aqui e perdi o arquivo”. (Foram três arquivos, não apenas um, enviados de forma independente, em datas diferentes)! Todos foram perdidos? Só sobrou meu e-mail para comunicar o ocorrido? Um dos artigos perdidos foi enviado em 28/6/2010 e dois em 16/08/2010! Decorreram quase noventa dias para se descobrir a perda de um arquivo? E os outros dois?

Minha luta eu luto honestamente e o mesmo espero dos outros. Que explicação posso aceitar para o ocorrido? Esta aí eu não engulo. Não sou tão inocente. Que posso conjeturar? Relapsidão não deve ter sido porque o histórico do boletim o desmente. Censura? É a última possibilidade que eu gostaria de pensar. Se não houver explicação cabal do que de fato ocorreu, será esta, por eliminação, a explicação. Sr. presidente da Apufsc, eu aguardo explicações, ou então, aponte o censor. No mais, eu como membro da Apufsc sinto-me profundamente desrespeitado. Nem correspondência registrada é respondida! Estou perplexo!