Disputa menos acirrada

O vestibular 2012 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será menos concorrido do que o último. O concurso teve 30.388 inscritos – 15% a menos do que no ano passado, quando recebeu 34.910 inscrições. Medicina continua sendo o curso mais procurado, com 49,61 candidatos por vaga, quase 20 a menos do que na última edição.

Na sequência, aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo, com índice de 16,35 inscritos por vaga, Engenharia Civil (14,39), Direito Diurno (13,17) e Engenharia Química (12,86). Os índices foram divulgados, ontem, pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).

Para o presidente da Coperve, Júlio Szeremeta, a queda do número de inscritos é resultado de novas instituições públicas de ensino superior no Estado, como a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e os institutos federais de educação.

Além disso, a coincidência de datas entre o concurso da UFSC e outras instituições também pode ter contribuído para a menor procura.

Os índices ainda mostram que a concorrência entre alunos cotistas têm aumentado. A UFSC reserva 20% das vagas para estudantes vindos de escolas públicas e 10% para negros. Entre os inscritos, foram 74,2% candidatos não-cotistas, 23,1% de instituições gratuitas e 2,7% negros. Com exceção de Medicina, Engenharia Química e Relações Internacionais, o número de candidatos por vaga é maior entre os alunos das escolas públicas do que na disputa geral.