Capes alerta para risco de suspender 198 mil bolsas em agosto de 2019

Cerca de 93 mil bolsas de pesquisadores e pós-graduandos e outras 105 mil de profissionais da educação básica poderão ser suspensas a partir de agosto de 2019 se for mantido o teto orçamentário informado pelo governo para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O alerta foi feito em carta de ontem (quarta-feira, 1º) do Conselho Superior da agência federal enviada ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

Assinado pelo presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, o documento adverte também o governo sobre o risco de interrupção do funcionamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dos mestrados profissionais de professores da rede pública de educação básica, afetando os mais de 245.000 alunos, professores, tutores, assistentes e coordenadores em aproximadamente 110 faculdade e universidades.

Questionado por meio de sua assessoria de imprensa, o MEC respondeu que “é o Ministério do Planejamento que envia para todas as áreas do governo. Portanto, não cabe ao MEC tratar sobre o assunto, mas, sim, o Planejamento”.

Direto da Ciência enviou o mesmo questionamento ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que ainda não se posicionou sobre o assunto. A reportagem também questionou a Capes sobre o valor do novo teto orçamentário. Mas a agência, em meio a outros questionamentos, enviou uma nota de esclarecimento informando que as bolsas e benefícios para este ano estão mantidos.

Fonte: Direto da Ciência