Nota da Diretoria: Contra a coação de professores e pela liberdade de expressão em sala de aula

Com sentimento de indignação recebemos a manifestação da Dep. Estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL) incentivando espionagem e denúncias de alunos, por meio de gravações ou filmagem, contra professores que comentarem o resultado eleitoral, por supostas “manifestações político-partidárias ou ideológicas” diferentes das que ela professa. Sua mensagem incita os alunos à desobediência nas escolas e a desrespeitar a autoridade dos professores em sala de aula.

Esse tipo de atitude da deputada Campagnolo, representa, entre outras coisas, um viés ideológico autoritário, um profundo desprezo pela Constituição e pelas leis em vigor, e um descompromisso enorme na construção de um ambiente saudável e respeitoso entre as pessoas, dentro e fora da escola.

A Constituição Federal de 1988 garante liberdade, autonomia e pluralidade de ideias no ensino e a Lei 14.363/2008 proíbe o uso de celulares em sala de aula em SC. Portanto, a deputada eleita do PSL se coloca abertamente contra a ordem legal vigente. Uma futura parlamentar deveria ajudar a edificar uma sociedade civilizada, com instituições sólidas e sobretudo com o respeito às leis aprovadas democraticamente. Ao contrário, incitando a intolerância e a desobediência escolar, dá sinal verde a atos de barbárie e de desordem.

A coação de professores não pode ser e nunca foi sinônimo de educação. Experiências históricas mostram que sociedades e instituições inquisitórias só promoveram atraso e tragédias.

A Diretoria da Apufsc-Sindical conclama professores, alunos e a sociedade a reagirem de modo claro e inequívoco contra esse tipo de manifestação e atitude, como já estão fazendo a Secretaria Estadual da Educação e diversas entidades da Sociedade Civil, como a seção catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil. Solicita ainda que o Ministério Público e o Poder Judiciário tomem providências para garantir a tranquilidade nas universidades e escolas de Santa Catarina, de forma a que estas possam cumprir adequadamente, e sem ameaças, a sua nobre função educativa.

Diretoria do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical)