Quais as vantagens de se filiar à Apufsc-Sindical?

Histórico de lutas sindicais, promoção de integração entre docentes e atendimento jurídico especializado são algumas das vantagens de se filiar à Apufsc. Conheça as outras!

A Apufsc-Sindical é o Sindicato dos Professores e Professoras das Universidades Federais de Santa Catarina que tem mais de 47 anos de história em defesa da carreira docente e da universidade pública, gratuita e de qualidade. Além do histórico de lutas sindicais, entre as vantagens de se filiar à Apufsc está o espaço cultural e de integração docente, o atendimento jurídico especializado e os convênios que o sindicato mantém com diversos estabelecimentos e profissionais para oferecer desconto aos filiados e filiadas.

Com sua filiação nacional ao Proifes-Federação, também é uma das vantagens de se filiar à Apufsc poder contar com uma representação a nível nacional, que participa diretamente das mesas de negociação com o governo federal. A Apufsc também está integrada com outros sindicatos por meio de iniciativas como o Observatório do Conhecimento e o Movimento Humaniza SC.

Conheça as vantagens de se filiar à Apufsc

Lutas Sindicais

Acima de tudo a Apufsc-Sindical é um espaço político, onde as lutas da categoria são priorizadas. Nesse sentido, a Diretoria da Apufsc atua ativamente em Grupos de Trabalho junto ao Proifes-Federação, discutindo assuntos como educação, carreira docente, previdência social, ciência, entre outros. Em 2023 a entidade já esteve ativa na batalha pelo reajuste salarial dos servidores, conseguindo vitória de 9% no salário e 43% no vale-alimentação.

Outra vantagem de se filiar à Apufsc é saber que está se vinculando a um sindicato que articula com outras instituições para pleitear de políticas públicas. A nível nacional, a Apufsc integra o Observatório do Conhecimento com outras entidades ligadas à educação, para defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e da liberdade acadêmica. A nível estadual, participa do Movimento Humaniza SC, que visa promover a cultura de paz em Santa Catarina.

Temas do cotidiano também estão entre as pautas da Apufsc. A Diretoria organiza com frequência ciclos de debates e palestras sobre assuntos latentes, como o Novo Ensino Médio, o impacto do ChatGPT no ensino e a onda de direita em Santa Catarina. Os filiados também têm espaço para se manifestar com artigos de opinião no site da Apufsc e cada centro de Departamento da UFSC tem duas cadeiras nas reuniões mensais deliberativas do Conselho de Representantes do sindicato.

Espaço cultural e de integração entre docentes

O fomento à cultura é uma premissa importante para a Diretoria da Apufsc-Sindical. Por isso, além de transformar o tradicional Boteco da Apufsc em Boteco Cultural, que acontece na última sexta-feira de cada mês e reúne docentes, comida de boteco e atração cultural, a Apufsc também criou dois novos projetos: o Clube de Leitura da Apufsc e o Cine Clube 757.

Evento do Boteco Cultural, um dos benefícios de se filiar à Apufsc
Último Boteco Cultural da Apufsc reuniu obras do fotógrafo Sebastião Salgado (Foto: Lais Godinho/Apufsc)

Uma vez por mês acontece o Clube de Leitura da Apufsc, que tem como objetivo dialogar sobre obras literárias contemporâneas. No mesmo formato, ocorre também o Cine Clube, em parceria com a Secarte, UFSC e Movimento Humaniza. O Cine Clube 757 exibe peças audiovisuais, seguido de debate com especialistas e pesquisadores da área.

Essas e outras iniciativas visam reunir docentes aposentados e da ativa, no início ou final de carreira, para que possam interagir e promover um espaço de trocas culturais e de experiências.

Vantagens de se filiar à Apufsc que compensam a mensalidade

Descontos em estabelecimentos

A Apufsc-Sindical já firmou mais de 250 convênios com estabelecimentos e profissionais que oferecem benefícios e descontos aos filiados. As parcerias estão distribuídas entre todos os municípios onde o sindicato está presente: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Da academia ao cafezinho, a lista inclui também bares, restaurantes, comércios em geral, escolas, hotéis, profissionais de saúde, teatros, seguros, entre outros. 

Atendimento jurídico especializado

Filiados à Apufsc têm atendimento jurídico especializado com desconto como um de seus benefícios. O time de advogados conveniados ao sindicato dos professores oferece serviços nas áreas de direito civil, previdenciário, administrativo e planos de saúde. São mais de 1,5 mil ações individuais e coletivas dos filiados movidas com a ajuda do atendimento jurídico da Apufsc. Também realiza atendimentos em grupo para esclarecer dúvidas de direitos da categoria. Os honorários cobrados têm valores abaixo do mercado.

Uso das sedes

Poder reservar espaços físicos do sindicato em Araranguá, Curitibanos e Florianópolis para realização de eventos é outra vantagem de se filiar à Apufsc. Os espaços são equipados com projetores, permitindo realização de palestras, defesa de tese e dissertações, conferências e seminários. Também podem ser usados para eventos socioculturais, artísticos e confraternizações. A capacidade varia conforme a sede.

Filie-se agora!

Imprensa Apufsc