Atenção para o ‘golpe do motoboy’ que rouba as senhas dos cartões

Bancos têm reforçado seus alertas para que clientes não forneçam senhas e entreguem cartões a terceiros, conforme fraudadores intensificam o contato  com o consumidor na tentativa de driblar a proteção às redes bancárias.

Instituições estão especialmente preocupadas com o chamado “golpe do motoboy”.

O Procon orienta que os clientes, ao perceberem a fraude, entrem em contato com o SAC do banco, peçam o bloqueio dos cartões e pleiteiem o reembolso. Caso o banco não conceda a devolução dos valores, o consumidor deve procurar o Procon e, em último caso, recorreram à Justiça.

Orientações para não cair no golpe:

– Nunca forneça dados pessoais, bancários ou senhas em ligações ou e-mails, mesmo que o remetente se identifique como funcionário do bancod+

– Bancos nunca realizam a coleta de cartões ou pedem para o cliente levá-los até algum endereçod+ não os entregue a terceirosd+

– Não use celular de terceiros para ligar para o banco. Os dados podem ficar registrados na memória do aparelhod+

– Não clique em links ou arquivos recebidos por e-mail ou mensagens instantâneas. Eles podem instalar programas maliciosos que roubam dadosd+

– Se tiver dúvida sobre a veracidade de um contato telefônico do banco, encerre a chamada e faça uma nova ligação para a instituição utilizando outra linhad+

– Desconfie de ofertas milagrosas diferentes das praticadas no mercado