Ministro da Ciência e Tecnologia apresenta os novos secretários da pasta

O ministro Marcos Pontes, que assumiu ontem o comando do ministério, renovou completamente a equipe. O novo secretário executivo é Júlio Semeghini, que esteve à frente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara e de várias secretárias, como a Secretária de Gestão Pública do estado de São Paulo.

O ex-vice-presidente do CNPq Marcelo Marcos Morales assume a Secretaria de Pesquisa e Formação. Essa secretaria, que antes era apenas de Pesquisa, nesta gestão ganhou nova atribuição e deverá dar prioridade para dois aspectos: divulgação de ciência e tecnologia nas escolas e fortalecimento das carreiras. Médico, Morales foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica.  

 

O coronel da Força Aérea Carlos Baptistucci vai para a secretaria Executiva Adjunta e o brigadeiro-do-ar Celetino Todesco assume a chefia de gabinete. O comando da secretaria de Empreendedorismo e Inovação será de Paulo César de Rezende Carvalho Alvim, ex-secretário geral adjunto do MEC. O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Franciscangelis Neto assume a Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle.

 

Já a nova gestão da secretaria de Radiodifusão estará sob a direção do coronel Elifas Chaves Gurgel do Amaral, ex-presidente da Anatel durante o primeiro governo do então Presidente Lula. Também integrante dos quadros da Anatel, Vitor Elísio Góes de Oliveira Menezes deixou nessa instituição o cargo de superintendente de Outorga e Recursos à Prestação para assumir como novo secretário de Telecomunicações.

 

Leia mais em Agência Brasil

Júlio Semeghini

Secretário-executivo

Atualmente está no PSDB (Partido Social da Democracia Brasileira)

O ex-deputado federal, Júlio Semeghini, assume a como secretário-executivo do Ministério. Filiado ao PSDB (Partido Social da Democracia Brasileira), ocupou a Subsecretaria de Tecnologia e Serviço ao Cidadão, a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Regional e a Secretária de Gestão Pública do estado de São Paulo.

Leia mais: UOLTerra

Marcelo Marcos Morales

Secretário de Pesquisa e Formação

O ex-vice-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), assume a Secretaria de Pesquisa e Formação. Graduado em Medicina, Marcelo foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e é membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Leia mais: Agência Brasil

Paulo César de Rezende Carvalho Alvim

Secretário de Empreendedorismo e Inovação

Mestre em Ciência da Informação pela UnB (Universidade de Brasília), Paulo César de Rezende Carvalho Alvim é o novo Secretário de Empreendedorismo e Inovação. Paulo César é professor universitário há 16 anos, ocupando também cargos públicos, como Secretário Geral Adjunto do MEC (Ministério da Educação).

Leia mais: Terra

Antonio Franciscangelis Neto

Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle

Antonio Franciscangelis Neto é o no Secretário de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle. O Tenente-Brigadeiro do Ar, ingressou na FAB (Força Aérea Brasileira) no ano de 1973. Em sua atuação no Exército, foi chefe da Seção de Doutrina Sistema de Armas e Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos e Canadá.

Leia mais: Terra

Elifas Chaves Gurgel do Amaral

Secretário de Radiodifusão

Elifas Chaves Gurgel do Amaral foi presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) durante o primeiro governo do então Presidente Lula. No atual governo Bolsonaro, assume a Secretaria de Radiodifusão. Elifas é coronel da reserva, tendo integrado a equipe do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)que desenvolveu a urna eletrônica brasileira em 1995.

Leia mais: Terra

Vitor Elísio Góes de Oliveira Menezes

Secretário de Telecomunicações

Vitor Elisio Góes de Oliveira Menezes é o novo Secretário de Telecomunicações. Vitor Elisio é pós-graduado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Regulação Avançada de Serviços Públicos de Telecomunicações. Desde de 2007, atuava como superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, deixando o cargo para assumir a secretaria.

Leia mais: TerraEscavador