Com universidades em colapso, Brasil tem uma das menores taxas de pessoas com ensino superior no mundo

País também tem taxa baixa de conclusãod+ relatório da OCDE divulgado nesta terça-feira avaliou dados educacionais de 44 países

 

O Brasil tem uma das cinco menores taxas de pessoas com ensino superior entre 45 países analisados em um estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira. De acordo com o relatório “Education at a Glance”, que inclui dados educacionais de membros e parceiros da organização.  Em um cenário de penúria nas universidades públicas do país, a pesquisa mostrou que o sistema educacional brasileiro ainda tem muitos desafios no que diz respeito à etapa.

Segundo o estudo, apenas 21% dos brasileiros de 25 a 34 anos têm diploma de ensino superior. O percentual é bem inferior à média dos países que compõem a OCDE: 44%. Outros países compõem a lista das nações com menor índice de acesso: China, com 18%d+ Indonésia com 16%d+ e Índia com 14% — no caso desses três, no entanto, o ano de referência para os dados não é 2018. Na lanterna está a África do Sul, onde apenas 6% da população dessa faixa etária têm ensino superior.

Leia Mais: O Globo