Justiça derruba veto de reitor da UFF e libera ato anti-Moro

Em sua coluna na Folha, Mônica Bergamo informa como o STF decidiu pela ‘absoluta liberdade de manifestação’ na Federal Fluminense

O juiz Jose Carlos da Silva Garcia, da 3ª Vara Federal de Niterói, concedeu liminar suspendendo a decisão do reitor da UFF (Universidade Federal Fluminense), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, de proibir um ato anti-Sergio Moro nas dependências da unidade escolar.

De acordo com ele, o STF (Supremo Tribunal Federal) já havia decidido “categoricamente”pela “absoluta liberdade de manifestação e expressão no âmbito das universidade, mesmo e inclusive para manifestar preferência ou repúdio de natureza político-ideológica, ou mesmo partidária”.

Com isso, o ato #Moromente foi  mantido e realizado  ontem, conforme previsto. A manifestação foi organizada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e pela Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (ADUFF).

A decisão do reitor havia sido tomada obedecendo a um pedido do ministro da Educação, Abraham Weintraub, aliado de Moro no governo de Jair Bolsonaro.

Confira na íntegra a coluna de Mônica Bergamo