UFSC terá a menor verba dos últimos 10 anos

A UFSC terá uma dura tarefa em 2020: gerenciar o menor orçamento dos últimos dez anos com um volume total de alunos 40% superior. A instituição está entre as dez melhores nos quesitos internacionalização, pesquisa e ensino, sendo a 7ª colocada no ranking geral do RUF 2019, um levantamento feito pela Folha.

Com excelência em áreas como engenharia, farmacologia e química, a universidade começou há uma década a se expandir pelo estado. Hoje tem 36 mil alunos matriculados na graduação e na pós. Para se ter uma ideia, o número de refeições servidas no restaurante universitário aumentou 200% em dez anos. 

No entanto, a falta de recursos assusta professores, que temem pelo fechamento de campi, trancamento de pesquisas e sucateamento da estrutura se o Projeto de Lei Orçamentária 2020 (Ploa) for aprovado sem alteração.

O primeiro orçamento do governo Bolsonaro saiu do Ministério da Economia no final de agosto e ainda está em discussão no Congresso. Segundo a Secretaria de Planejamento e Orçamento da UFSC, para o ano que vem estará disponível uma verba discricionária de custeio (que a instituição tem autonomia para gerir) de R$ 85 milhões. 

De acordo com o Ministério da Educação, as verbas discricionárias que estarão disponíveis em 2020 somam R$ 150 milhões. No entanto, dentro deste montante há valores que, na visão de técnicos da UFSC, são despesas sem a possibilidade de remanejamento por parte da instituição federal.

Leia na íntegra: Folha