Ex-reitor do Mackenzie é anunciado novo presidente da Capes

Benedito Guimarães Aguiar Neto vai suceder Anderson Ribeiro Correia

Benedito Guimarães Aguiar Neto, até então reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, foi nomeado nesta sexta-feira (24) para presidir a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). A instituição é responsável por conceder bolsas de pós-graduação e fomentar pesquisas.

Ele irá suceder Anderson Ribeiro Correia, que deixou o cargo em dezembro para reassumir a reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A nomeação e a exoneração foram publicadas no Diário Oficial da União.

De acordo com a Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto se formou em Engenharia Elétrica em 1977 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e concluiu mestrado na mesma instituição em 1982. Ele concluiu o doutorado na área em 1987 pela Technische Universität Berlin, na Alemanha; e o pós-doutorado em 2008 pela University of Washington, nos Estados Unidos.

Em 2018, Aguiar Neto publicou um artigo no site da Crub criticando possíveis cortes que o órgão estaria ameaçado de sofrer na gestão de Michel Temer (MDB).

“É louvável o esforço no sentido de se reduzir o déficit fiscal da União, considerando que o problema é uma das causas da gravíssima crise econômica enfrentada pelo Brasil. Porém, é preciso que o corte orçamentário, se necessário, seja focado em áreas de custeio e atividades não prioritárias, ou seja, jamais na educação. Tirar dinheiro da ciência, pesquisa e inovação conspira contra a meta de nos convertermos em economia de renda alta, que somente será atingida com nosso definitivo ingresso na sociedade do conhecimento. Assim, a manutenção da dotação orçamentária da Capes é um a decisão lúcida e coerente com os nossos propósitos do desenvolvimento”, afirmou.

Leia na íntegra: Globo

Defensor do criacionismo

Enquanto reitor do Mackenzie, Aguiar Neto anunciou que a universidade ampliaria os estudos do chamado “design inteligente”, uma versão contemporânea do criacionismo. Evangélico, o novo presidente da Capes chegou a defender em entrevista ao site da Universidade que a corrente de pensamento seja abordada na educação básica.

Por consenso científico, o design inteligente não é entendido como ciência. O governo do Reino Unido, em 2014, proibiu o ensino do criacionismo como teoria científica em escolas e universidades públicas.

Leia mais: Folha de S. Paulo