Ilona Becskeházy é nova secretária de educação básica do MEC

Educadora é conhecida na área e surpreendeu pares com defesa das políticas educacionais de Weintraub

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira que a nova Secretária de Educação Básica da pasta será a educadora Ilona Becskeházy. Doutora em política educacional pela USP, Ilona assume o cargo após o pedido de demissão do ex-secretário Janio Macedo.

Conhecida na área da educação, Ilona foi uma das autoras do currículo de Língua Portuguesa da cidade de Sobral, no Ceará- uma das referências na educação pública brasileira. Atualmente, Ilona trabalha como consultora na área de educação. A educadora já foi diretora executiva da Fundação Lemann, entre 2001 e 2011, grupo que é alvo constante de ataques por parte do ministro da educação, Abraham Weintraub.

Desde o ano passado, Ilona tem demonstrado aproximação com o governo, o que surpreendeu inclusive seus pares na área da educação. Em outubro, participou ativamente da 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe) compondo o grupo de especialistas para assessorar o desenho da política educacional para a área.

Nos últimos meses, a educadora tem adotado uma postura conservadora em sua página do Twitter, com defesas reiteradas das iniciativas propostas pelo Ministério da Educação (MEC), sobretudo pelo secretário de alfabetização, Carlos Nadalim. Em uma ocasião chegou a criticar os dirigentes municipais e estaduais afirmando que “têm agendas próprias” e muitos são ligados a quadros que fazem oposição ao governo federal.  

Leia na íntegra: O Globo