Dos pacientes internados em UTI em SC, 31% receberam alta e 17% morreram

Índice considera casos confirmados de covid-19 em hospitais públicos e privados de Santa Catarina

Dos 106 pacientes de Santa Catarina diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19) e que em algum momento do surto foram internados numa unidade de terapia intensiva (UTI), 31% receberam alta e 17% morreram. Os dados foram contabilizados pelo governo do Estado na tarde de quarta-feira (15). Esses 106 pacientes representam 12,4% dos 853 com casos confirmados de coronavírus até a tarde desta quarta-feira. À noite, após entrevista coletiva do governador Carlos Moisés, o total de casos confirmados foi atualizado para 884 em SC.

O primeiro diagnóstico para covid-19 foi divulgado em 12 de março em Santa Catarina. Desde então 33 pacientes que foram internados em UTIs das redes pública ou privada voltaram para a enfermaria após apresentarem melhora no quadro de saúde. Outros 18, no entanto, não tiveram melhora do quadro e morreram, segundo o governo do Estado.

Além disso, havia na tarde desta quarta-feira, ainda, outros 55 casos de pacientes com diagnóstico confirmado para covid-19 que permanecem internados em UTIs de Santa Catarina.

Também há na UTI casos de pacientes suspeitos da doença por apresentaram a chamada síndrome respiratório aguda grave (SRAG), mas que ainda não receberam resultados dos testes. Na entrevista coletiva desta quarta-feira, o governador Carlos Moisés informou que havia 41 casos suspeitos internados em terapia intensiva.

O índice de óbitos em UTIs para 17% dos pacientes confirmados do novo coronavírus em SC é levemente superior ao de São Paulo, por exemplo. Reportagem do jornal O Globo publicada nesta quarta-feira revela que 15% dos pacientes internados em terapia intensiva foram a óbito. Já no Amazonas, o índice é o mesmo que o de Santa Catarina, segundo a reportagem.

O total de internações em UTIs nas redes pública e privada tem crescido à medida que o total de casos confirmados de coronavírus aumenta como mostra o gráfico abaixo (veja em gráficos e animação como ocorreu a expansão do vírus em SC nesta reportagem).

Fonte: NSC