Hospital Universitário da UFSC completa 40 anos

Profissionalismo e relevância do HU são essenciais para enfrentar maior crise de saúde pública da história

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) acaba de completar 40 anos de atividade, mostrando sua relevância e importância, em meio a uma grave crise de saúde pública .

Em nota, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar salientou o profissionalismo do Hospital para enfrentar a pandemia. “Tenho certeza que estamos preparados para estes tempos difíceis que atravessamos, graças às últimas quatro décadas de história e profissionalismo. Parabéns à família do HU, pela determinação, profissionalismo e garra, que estão sendo mostrados agora. Vamos em frente, sempre com a história como inspiração.”

A vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, profissional e pesquisadora da área da saúde, ressalta o prestígio e qualidade acadêmica, bem como a missão do HU. “Nestes 40 anos viabilizamos a formação de expressivos números de profissionais da saúde. Graduamos enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e odontólogos. Residentes, especialistas, mestres, doutores pesquisadores dos cursos de graduação e dos 11 programas de pós-graduação, com destaque para o primeiro doutorado profissional criado na UFSC”, enumerou. Alacoque também agradece em seu texto aos usuários assistidos, aos trabalhadores da saúde, gestores e demais servidores, juntamente com a gestão da Ebserh. 

Na última quinta-feira, 30 de abril, o HU divulgou uma nota de seu Colegiado Executivo, além de um vídeo institucional, com depoimentos de Pedro Ilton Costa, paciente do Hospital, que passou por um transplante de fígado, e a equipe que o atendeu. Além disso, apresenta fotos históricas da instituição, recuperadas do acervo do hospital e da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC.

Assista ao vídeo dos 40 anos:

Confira as fotos históricas na página do HU 40 anos

Fonte: Agecom UFSC