Regularização de matrícula na UFSC começa no dia 24 de agosto

O calendário também fixa datas e períodos para ajustes de matrícula, confira

O Calendário Suplementar Excepcional do semestre 2020.1 para os cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi aprovado na reunião do Conselho Universitário (CUn) realizada nesta terça-feira, 18 de agosto. Pelo novo calendário, no dia 24 de agosto tem início o prazo para trancamento de matrícula no semestre. Esse prazo ficará aberto durante todo o período do calendário excepcional.

A aprovação foi comemorada pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar. “Continuamos trabalhando para prover nossos estudantes de condições de acesso, e docentes e técnicos com a capacitação necessária para enfrentarmos essa nova realidade. Ajustado o Calendário, o papel dos cursos será fundamental para conseguirmos reorganizar nossas atividades de ensino”, lembrou.

O pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, considerou importante a aprovação do Calendário, de forma unânime, após alguns ajustes de datas sugeridos durante a sessão. “Mostra a eficácia das ações de planejamento que estão sendo conduzidas e implementadas. Houve discussões e decisões importantes na Câmara de Graduação, e as propostas pedagógicas estão sendo trabalhadas pelos cursos. Em breve teremos planos de ensino e ajuste on-line de matrículas, então pedimos que os alunos fiquem atentos aos prazos desse novo momento que estamos vivendo”, disse Marino.

Além do início do prazo de trancamentos, o calendário também fixa datas e períodos para ajustes de matrícula. Nos dias 26 e 27 de agosto, os estudantes poderão fazer o ajuste on-line de matrículas. Do dia 1º até 11 de setembro, as coordenadorias dos cursos deverão receber e realizar o ajuste excepcional de matrícula, com inclusões e/ou cancelamentos de matrículas em disciplinas ou o destrancamento do semestre.

“O período de ajuste on-line de matrícula será o momento em que os estudantes precisarão saber quais das disciplinas em que ele já estava matriculado permanecem e quais não serão ofertadas no formato não presencial”, diz o pró-reitor de Graduação. Marino lembra também que os estudantes que desejarem manter o vínculo com a UFSC mas não tiverem condições de assistir às aulas poderão matricular-se na disciplina ZZD2020, criada pela Câmara de Graduação.

De 13 a 27 de outubro estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo 2020.2, para acesso a vagas remanescentes de diversos cursos e às vagas do curso de Medicina do campus de Araranguá. Neste processo seletivo, que será aplicado em lugar do vestibular tradicional, os candidatos poderão usar as médias obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019. E em 5 de novembro o Departamento de Administração Escolar (DAE) publicará o edital com as vagas disponíveis para transferências e retornos, com ingresso no segundo semestre de 2020.

Fonte: Notícias UFSC