Recursos para pesquisas

Por Raul Valentim da Silva

Divulguei em 20 de maio de 2020 um artigo neste site da Apufsc que teve como tema uma possível alternativa obtenção de recursos para pesquisas, em determinadas áreas de conhecimento, disponibilizada pela Fundação John Templeton (FJT) e vigente até 14 de agosto deste ano.

Como sabemos, a Constituição do Brasil determina que os professores universitários desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. No entanto, os recursos orçamentários da UFSC restringem-se, quase exclusivamente, às necessidades do ensino.

O envolvimento de alunos, especialmente de pós-graduação, vem permitindo o desenvolvimento de ações de pesquisa. A redução das bolsas da Capes e do CNPq agrava esses problemas. De qualquer forma, o apoio dos alunos mostra-se insuficiente para bem aproveitar as potencialidades de geração de novos e valiosos conhecimentos.  

Em diversas áreas da Universidade, a realização de pesquisas depende da utilização de equipamentos dispendiosos, sendo alguns de rápida obsolescência. Cada vez mais as tecnologias de comunicação e informática mostram-se imprescindíveis no desenvolvimento das atividades fins na UFSC.    

Este artigo tem a finalidade de divulgar mais uma oportunidade de obtenção de recursos para o desenvolvimento de pesquisas, propiciada por uma chamada especial da Fundação John Templeton, denominada “Science of purpose funding iniciative”.

A FJT está disponibilizando vinte milhões de dólares para alocação nessa iniciativa ao longo dos próximos cinco anos. A primeira chamada está em vigor com prazo de apresentação de propostas preliminares até dia 31 deste mês. Nove temáticas estão cobertas nesta primeira chamada, incluindo, por exemplo: Vida, Modelos, Mecanismos, Matéria e Organização.

No site da FJT estão detalhadas questões potenciais e contextos de cada uma das linhas em que se desdobra o programa, com as respectivas instruções e formulários para encaminhamento de propostas de pesquisas.

A iniciativa abrange ciências e filosofia. A América Latina é considerada prioritária pela FJT. Podem concorrer pesquisadores com nível de doutorado e o programa está dando especial ênfase para “young scholars”.  Cada proponente é incentivado a encaminhar múltiplas ideias.

A participação em certames deste tipo, envolvendo entidades com grande experiência internacional, pode servir como formação e treinamento para a obtenção de recursos de fontes do exterior.

Raul Valentim da Silva é professor aposentado da UFSC

Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião da diretoria e/ou dos filiados da Apufsc.