Agradecimentos!

Por Chapa 2 – Ação Sindical

Agradecimentos!!! No processo eleitoral para Diretoria da Apufsc, tivemos manifestações de apoio, participações na campanha e, inclusive, bem recebidas críticas aos compromissos de mudanças.

Resultado desta realidade, consideramos oportuno revermos o conjunto proposto de Ação Sindical, decorrente do passado recente e, por nós, projetado para o futuro da Apufsc.

O compromisso mais expressivo é o respeito a nossa Carta Sindical, símbolo da autonomia de atuação e consistência patrimonial, obtida nos últimos 10 anos.

O futuro próximo está exigindo um perfil de relacionamento sindical diversificado. No contexto político, sempre nos pareceu necessária uma reaproximação com o Fórum Parlamentar Catarinense, com a Frente Parlamentar de Defesa das Universidades Federais, ambos junto ao Congresso Nacional, e com o Instituto Movimento de Aposentados e Pensionistas – MOSAP, todos esquecidos.

Contexto que impõe, também, a reaproximação com a Federação Proifes que, no passado recente, possibilitou a participação da Apufsc em negociações de carreiras e salários, até hoje desfrutados. Relacionamento reduzido, no momento, de forma significativa.

Este conjunto de atividades sindicais tendo por objetivo proporcionar a retomada de um ambicioso projeto: definir o Magistério como Carreira de Estado. Esta condição permitiria o tratamento diferenciado na definição de nossos direitos e na conquista das melhores condições para o exercício das nossas atividades. Inclusive, envolvendo docentes aposentados e pensionistas que merecem, sempre, a maior atenção na saúde, lazer e segurança econômica, física e psicológica.

Ressalte-se nosso compromisso na eleição para Reitoria da Universidade, resultado de ampla consulta com docentes. Manifestamos pela representatividade de 70% e 30%, às categorias de docentes, de técnicos administrativos e de discentes, respectivamente. Além desta condição, que a escolha do Reitor recaia sempre no mais votado, pela comunidade.
A consistência da gestão proposta para Apufsc se daria através da Diretoria e de Grupos de Trabalho, particularmente voltados às demandas jurídicas, de política sindical, de saúde, carreiras e salários e de inserção social, para fortalecer decisões do Conselho de Representantes e, inclusive, de Assembleias Sindicais.

Assumimos ainda, como imprescindível, a Apufsc voltar-se para apresentação sistemática, nos próprios meios de comunicação e nas redes sociais, do desempenho docente e discente nos Cursos da UFSC. Atuação que teria por objetivo recuperar e reconstruir o nosso conceito institucional e profissional, junto à sociedade catarinense e nacional. Definitivamente, não se pode mais assistir, passivamente, nossa perda de credibilidade.
Agradecemos e deixamos aqui registrado, expressamente, o respeito aos nossos compromissos de campanha e que, seguramente, são os anseios de 482 colegas!!! Valeu, muito obrigado!!!

Professores da Chapa 2 – Ação Sindical