Professora da UFSC participará de live sobre preparação para a aposentadoria no Brasil e em Portugal

Tempo livre e relacionamentos durante a nova fase da vida serão discutidos pela professora do Departamento de Psicologia Dulce Penna Soares

Na próxima quinta e sexta-feira, 22 e 23, a professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dulce Penna Soares, conversará com  Susana Schmitz, fundadora do Projeto R, em uma live para tratar sobre temas relacionados à aposentadoria nos dois países em que atuam: Brasil e Portugal. 

A professora Dulce também integra o Instituto do Ser, prestadora de serviços de orientação profissional, de carreira e para a aposentadoria, que oferece consultorias para organizações do setor público e privado no Brasil. O Projeto R, por sua vez, atua de maneira similar, mas atendendo às demandas da população portuguesa à respeito da “reforma” – como é chamada a aposentadoria naquele país. Ambos os projetos visam preparar profissionais para a transição para a aposentadoria, discutindo aspectos mais subjetivos sobre essa mudança.

A primeira live, que ocorrerá quinta, 22, terá como tema a aposentadoria e o tempo livre, abordando os principais questionamentos acerca do que fazer com o tempo que antes era preenchido com trabalho, e está marcada para às 19h no Brasil (23h em Portugal). A segunda live abordará os desafios sobre manter e fazer novos relacionamentos na aposentadoria, e ocorrerá na sexta, 23, às 16h (20h em Portugal). Ambas as conversas serão transmitidas pelo Facebook.

Além de professora aposentada da UFSC, Dulce também é conselheira da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Doutora em Psicologia pela Universidade Louis Pasteur na França e PhD pela UFRS no Brasil, já publicou 24 artigos em periódicos especializados e 90 trabalhos em anais de eventos científicos. Possui 7 livros publicados, vários deles na área de Educação e Preparação para a Aposentadoria.

Compartilhar