Conselho Universitário aprova Calendário Acadêmico 2020.2

CUn se reunirá novamente nesta semana para avaliar um novo parecer sobre o vestibular 2021

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta terça-feira, 1º de dezembro, a proposta do Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional do segundo semestre de 2020.

De acordo com a proposta, o segundo período letivo semestral de Graduação deste ano terá 16 semanas, começando no dia 1º de fevereiro de 2021 e se estendendo até 22 de maio. O calendário havia sido aprovado na Câmara de Ensino da Graduação no dia 11 de novembro.

>> Assista à Sessão do Conselho Universitário no YouTube

Vestibular 2021

Outro assunto debatido pelo CUn foi o processo seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da UFSC em 2021. No dia 18 de novembro, a Câmara de Graduação aprovou a adoção de um processo seletivo não presencial, com a ocupação das vagas assim distribuída: 30% das vagas destinadas para preenchimento através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e 70% das vagas através de um processo seletivo não presencial, que utilizaria como critério a nota que o candidato obteve nas edições do Enem entre 2009 e 2021.

O relator do processo, Oscar Bruña-Romero, concluiu seu parecer pela aprovação da proposta da Coperve, mas apontou que não havia menção sobre avaliação de outros formatos e modalidades não presenciais. Foram levantadas algumas questões sobre possibilidade de fazer a seleção usando outros métodos, como histórico escolar dos candidatos, resultados de vestibulares passados da UFSC ou mesmo um formato híbrido. Representantes discentes mencionaram inclusive a possibilidade de sorteio de parte das vagas, entre outras propostas.

A presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria José Baldessar, que estava presente à sessão, explicou que a Comissão se debruçou sobre diversas possibilidades e apresentou aos conselheiros as inconveniências e dificuldades técnicas de cada uma das propostas. Ao final, um conselheiro representante discente pediu vistas do processo e deverá apresentar um novo parecer, que será apreciado em reunião extraordinária na data provável de sexta-feira, 4 de dezembro.

Principais Datas do Calendário 2020.2

Janeiro 2021
07 – Resultado da 1ª Etapa de Matrículas: realizada no período de 17 a 22 de dezembro referente ao segundo semestre
08 a 13 – DAE – 2ª Etapa de Matrículas – Período para ajustes de matrícula para todos os cursos de graduação (on-line).
20 – DAE e coordenadorias – Resultado dos ajustes de matrícula realizados de 08 a 13 de Janeiro
25 e 26 – DAE e Coordenadorias – Período de ajuste on-line de matrículas
29 – DAE e Coordenadorias – Resultado on-line dos ajustes de matrículas realizados no período de 25 e 26 de janeiro de 2021.
31 – Término do recesso escolar.

Fevereiro 2021
01 – Início do segundo período letivo semestral de Graduação de 2020
01 – Coordenadorias – Início do período de trancamento de matrícula no semestre
01 – Coordenadorias – Início do período para cancelamentos de disciplinas no semestre

Ajustes excepcionais de matrícula
01 a 03 Coordenadorias – Período para encaminhamento pelos estudantes das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula (inclusões e/ou cancelamentos de matrícula em disciplinas) para as coordenadorias.
04 e 05 Coordenadorias – Período para análise e processamento, pelas coordenadorias, das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula ( inclusões e/ou cancelamentos de matrícula em disciplinas).

Disciplinas isoladas
08 – DAE e SeTIC – Disponibilização dos saldos de vagas para oferta de disciplinas isoladas e de vagas para aluno ouvinte pelos departamentos de ensino.
09 e 10 – Departamentos – Período para os “Alunos Especiais” solicitarem matrícula (on-line) em disciplinas isoladas/alunos ouvintes.
12 – Departamentos – Resultado dos pedidos de matrículas em disciplinas isoladas requeridas, junto aos departamentos de ensino.

Março 2021
15 – DAE – Término do prazo para requerimento dos alunos da UFSC, visando à participação no Programa Andifes de Mobilidade Estudantil para o semestre letivo subsequente.

Abril 2021
Transferências e retornos
08 – DAE – Publicação de edital pelo DAE com as vagas remanescentes disponíveis para transferências e retornos com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2021.
08 a 16 – Coordenadorias – Período para requerimento das transferências e retornos junto às respectivas coordenadorias de cursos, observados os termos do edital de vagas.

Maio 2021
17 – DAE – Publicação de edital pelo DAE, com resultados encaminhados pelas coordenadorias de cursos, sobre os pedidos de transferências e retornos, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2021.
17 a 22 – Período de Recuperação
Matrículas
20 a 24 – Coordenadorias – 1ª Etapa de Matrículas – Período para renovação de matrícula, on-line, para os veteranos e para os ingressantes por transferências e retornos sob a orientação das coordenadorias de cursos.
Ajustes de matrículas dos calouros do primeiro semestre letivo de 2021 com orientação das coordenadorias de cursos.
22 – Término do segundo período letivo semestral de Graduação de 2020.
23 – Início do recesso escolar.
31 – Resultado da 1ª Etapa de Matrículas: realizada no período de 20 a 24 de maio, referente ao primeiro semestre letivo de 2021.

Junho 2021
01 a 04 – DAE – 2ª Etapa de Matrículas – Período para ajustes de matrícula para todos os cursos de graduação (on-line).
09 – DAE e coordenadorias – Resultado dos ajustes de matrícula realizados de 01 a 04 de junho.
13 – Término do recesso escolar.

Fonte: Notícias UFSC

Compartilhar