Mobilização nas redes sociais pede fortalecimento da pesquisa científica

Campanha no Twitter é liderada pelo Observatório do Conhecimento e conta com participação da Apufsc

O Observatório do Conhecimento e suas entidades promovem um tuitaço nesta terça-feira (8), pedindo por transparência no CNPq. A ideia da campanha, que conta com participação da Apufsc, é mobilizar não só a sociedade civil, mas também parlamentares e entidades na luta contra os cortes de orçamento na educação e na pesquisa científica. Para apoiar a mobilização, basta fazer uma publicação nas redes sociais com a hashtag #CadeasBolsasdoCNPq.

A estimativa para 2021 é um corte de R$ 1,4 bilhão no orçamento do MCTI – Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, o que afeta diretamente as instituições de pesquisa, em uma redução de 34% do orçamento de 2020. No CNPq, o corte planejado pelo governo federal deixa o orçamento com apenas 18% do valor de 2019.

As organizações ligadas ao Observatório do Conhecimento pedem que o valor apresentado ao Congresso por meio do Projeto de Lei Orçamentária não seja aprovado.

Na última semana, a Apufsc-Sindical enviou uma carta a cada um dos deputados federais e senadores catarinenses solicitando que não apoiem a proposta orçamentária do governo para 2021.

::: Entenda como as federais serão afetadas com o corte de orçamento.