Mulheres acumularam mais tarefas domésticas durante a pandemia, diz pesquisa da UFSC

Estudo analisou a condição das famílias em SC durante a pandemia e apontou que quase metade sofreu perdas financeiras

As mudanças na dinâmica familiar forçadas pela pandemia do coronavírus afetaram especialmente a rotina das mulheres dentro de casa. A afirmação vem de uma pesquisa divulgada pelo Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (Nisfaps) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conforme o estudo, o acúmulo de tarefas domésticas e o apoio às crianças estudando em casa pesou mais nas costas das mulheres.

A pesquisa mostra que o tempo gasto com atividades domésticas como cozinhar e limpar a casa aumentou para todos, aparecendo na rotina de sete entre cada dez homens das famílias pesquisadas. No entanto, para as mulheres o índice é de nove entre dez. Somente 36% dos homens disseram que lavam e passam as roupas em casa, contra 74% das mulheres.

Contando que cerca de 60% dos entrevistados disseram que passaram os primeiros meses da pandemia trabalhando remotamente, a pesquisa conclui que grande parte das mulheres precisaram dividir o tempo entre o trabalho formal e os afazeres domésticos, nem sempre com o apoio dos companheiros.

Coordenado pelas professoras Liliane Moser e Edilane Bertelli, o estudo teve a participação de oito pesquisadoras da UFSC e duas alunas bolsistas.

Leia na íntegra: NSC